Dados do Trabalho


Título

BERIBERI E ENCEFALOPATIA DE WERNICKE EM POS-OPERATORIO RECENTE DE GASTRECTOMIA VERTICAL PARA TRATAMENTO DA OBESIDADE: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

: A tiamina (Vitamina B1) é uma vitamina hidrossolúvel, absorvida no jejuno proximal, responsável por diversas reações celulares. O Beribéri e a Encefalopatia de Wernicke são as doenças provocadas pela sua depleção. Há relatos de Beribéri após cirurgia bariátrica descritos na literatura e a alta suspeição é necessária. Após a cirurgia, uma deficiência subclínica de tiamina pode se manifestar devido a vômitos pós-cirúrgicos, hiporexia pós-operatória e disabsorção.

Objetivos

Descrever um caso de Beribéri pós gastrectomia vertical.

Delineamento e Métodos

A observação/anamnese e exames complementares foram necessários para elaborar os resultados dos dados coletados. Este relato de caso foi autorizado pela família da paciente para apresentação, seguindo os preceitos éticos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

J. A. 17 anos, sexo feminino, foi admitida no Hospital Alemão Oswaldo Cruz com quadro de fraqueza nas pernas, lentificação psicomotora, confusão mental e dorsalgia com irradiação para membros inferiores. História recente de gastrectomia vertical realizada há 1 mês. Ao exame físico evidenciou-se força grau 3 em membros inferiores e nistagmo horizontal. Nos exames laboratoriais foi observado leucocitose discreta. A tomografia e angiotomografia de crânio não apresentaram alterações significativas. Durante a internação hospitalar a paciente evoluiu com parestesia em membros superiores e uma ressonância magnética de crânio e coluna foram solicitadas, evidenciando alterações patognomônicas de encefalopatia de Wernicke. Complementado com eletroneuromiografia, com sinais de polineuropatia periférica acentuada, predomínio crural.
Imediatamente, foi realizada a reposição de tiamina endovenosa, resultando em melhora parcial da força e da confusão mental. No decorrer do processo de reabilitação, a paciente apresentou picos hipertensivos e taquicardia sinusal. Um ecocardiograma foi realizado, sem alterações significativas, sendo atribuídos os sintomas a disautonomia por Beribéri de perfil seco. A terapia instituída incluiu Bisoprolol e Losartana.
A paciente manteve-se estável, recebeu alta hospitalar em uso de tiamina, suplementação polivitamínica, reabilitação motora e com retorno para assistência multidisciplinar na instituição.

Conclusões/Considerações Finais

a deficiência de tiamina é uma condição que, caso não seja suspeitada, pode culminar com sequelas irreversíveis. A suplementação de tiamina e outros elementos a longo prazo é indicada para esses pacientes após a cirurgia, além do follow-up preventivo.

Palavras Chave

beriberi, vitamina B1, tiamina, deficiência, gastrectomia, bariátrica, polineuropatia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

IGOR LOBATO VASQUES, LUCAS GUIMARÃES GRASSIOLI, NICOLLY VILANO, ROBERTO DE MAGALHÃES CARNEIRO DE OLIVEIRA, ERICO SOUZA DE OLIVEIRA