Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE DISTURBIO COMPORTAMENTAL DO SONO REM EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON EM NO PARA: RESULTADOS PARCIAIS

Fundamentação teórica/Introdução

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que apresenta sintomas motores -bradicinesia, rigidez, tremor e instabilidade postural- e não motores diversos. A presença de Distúrbio Comportamental do Sono REM (DCSREM) nessa patologia pode se apresentar antes do surgimento dos sintomas motores e está associada a pior evolução clínica.

Objetivos

Avaliar a prevalência entre Distúrbio Comportamental do Sono REM (DCSREM) possível em pacientes com DP, assim como a periodicidade e o tempo para o início da manifestação dos sintomas com o estabelecimento diagnóstico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, realizado a partir da coleta de dados obtidos por meio da aplicação de formulários à pacientes com o diagnóstico de DP atendidos no Hospital Ophir Loyola, em Belém-Pará. A triagem de DCSREM possível entre os pacientes com DP foi realizada com o questionário de pergunta única de DCREM (RBD1Q). Nos pacientes com resultado positivo na RBD1Q, foi aplicado o questionário de triagem de DCREM em português, além de avaliação do tempo de inicio dos sintomas do DCSREM e da frequência dos episódios.

Resultados

Foram coletadas 74 respostas no total, e foi obtido 46 respostas positivas no questionário RBD1Q (62,1%). Destes, 45 pacientes foram triadas com DCREM possível no RBDSQ-BR (pontuação => 5 pontos). Em relação à frequência, 11,42% dos pacientes responderam apresentar os episódios diariamente e 37,1% quase diariamente. Ao avaliar o início dos sintomas de DCREM, 22% já apresentavam distúrbio no sono antes do diagnóstico de DP, 22% desenvolveram juntamente com o diagnóstico da doença e 51,42% manifestaram após o diagnóstico, com tempos variáveis até o aparecimento.

Conclusões/Considerações Finais

Sendo assim, é possível perceber que há alta prevalência de DCREM em pacientes com o diagnóstico de DP, sendo que a maioria desses pacientes convivem quase ou diariamente com o distúrbio do sono, manifestado, em geral, após o diagnóstico da doença.

Palavras Chave

Doença de Parkinson, neurologia, DCSREM

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UFPA - Pará - Brasil

Autores

NICOLE MORAIS DILLON, BRUNO LOPES SANTOS LOBATO, ANA PAULA LINHARES DOS SANTOS , GIOVANNA VIEIRA COSTA, NICOLLE ASTREA COUTINHO PANDOLFO