Dados do Trabalho


Título

Anticoagulação durante a terceira onda por COVID-19: um estudo observacional em um hospital do interior do Rio Grande do Sul

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Estudos demonstram que a COVID-19 relaciona-se a maior risco de complicação trombótica e que a anticoagulação, tanto terapêutica quanto profilática, diminui mortalidade intra-hospitalar e menor risco de intubação orotraqueal. Baseado nisso, a anticoagulação terapêutica tem sido uma opção para os pacientes hospitalizados com COVID-19. Porém, o tratamento ideal, tal como dose e duração, é questionável.

Objetivos

Objetivos: Compreender a prescrição médica de anticoagulantes em hospital de ensino do interior do Rio Grande do Sul (RS), avaliar o perfil dos pacientes e determinar complicações da COVID-19 relacionadas ao tipo de anticoagulação.

Delineamento e Métodos

Métodos: Estudo transversal retrospectivo entre janeiro e junho de 2021 sobre a associação entre o tipo de anticoagulação recebido e o resultado da complicação verificada. Modelos de regressão logística binária foram construídos para avaliar se os desfechos seriam previstos pelo tipo de anticoagulação recebido.

Resultados

Resultados: Dos 106 pacientes com COVID-19, o tromboembolismo venoso foi confirmado em 5,7% e 59,4% receberam anticoagulação profilática e 40,6% terapêutica. A taxa de sangramento foi de 3,7%, sendo 2,8% naqueles com uso de anticoagulação terapêutica. Os modelos de regressão não se associaram às complicações; mesmo após ajustes de variáveis confundidoras. Análises entre as variáveis confundidoras demonstraram que não havia multicolinearidade nos modelos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A infecção pelo Sars-COV-2, quando associada a comorbidades pré-existentes, tem grande potencial de agravamento e evolução desfavorável. Através da análise da associação entre o tipo de anticoagulação e as complicações evidenciadas, sugeriu-se que os desfechos possivelmente ocorreriam independente do tipo de anticoagulação recebida.

Palavras Chave

Palavras-Chave: COVID-19, anticoagulação, tromboembolismo venoso

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

EDUARDA AIROLDI DE MELLO, FERNANDA GARMATZ LEITE, ANDREZA HERNANDEZ RIVA, GIULIA RUBIN FUGA, MARCELO CARNEIRO