Dados do Trabalho


Título

SINTOMATOLOGIA PSIQUICA EM DIABETICOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Fundamentação teórica/Introdução

O Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica pré-existente decorrente de distúrbios metabólicos que resultam em níveis elevados de glicose no sangue, com impacto significativo no sistema imunológico. Sendo uma condição crônica, os portadores de DM enfrentam um maior risco de complicações e apresentam aumento da taxa de mortalidade durante a pandemia de Covid-19. Além disso, indivíduos com doenças crônicas, incluindo o DM, são considerados mais suscetíveis a agravamentos, podendo desencadear problemas de saúde mental. O contexto pandêmico intensifica o cenário estressante e a instabilidade emocional, contribuindo para agravar a relação entre diabetes e transtornos mentais.

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo determinar o estado de saúde mental dos portadores de Diabetes Mellitus durante a Pandemia pela COVID-19.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal com abordagem quanti-qualitativa, o qual avaliou 236 indivíduos portadores de DM residentes no município de Tubarão-SC. A coleta de dados consistiu em três questionários: o primeiro contendo informações sociodemográficas, o segundo abordando questões sobre a saúde física e mental durante a pandemia da COVID-19 e o terceiro compreendendo a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse-21 (DASS-21).

Resultados

A maioria dos participantes é do sexo feminino, casados e com idade média entre 51 e 72 anos. Durante a pandemia, 37,7% dos indivíduos relataram aumento no consumo de bebidas alcoólicas, além do abuso de medicamentos para dormir, e 25,83% apresentaram sinais e/ou sintomas de estresse. Além disso, 44,1% relataram sinais de ansiedade e 31,7% indicaram sintomas de depressão.

Conclusões/Considerações Finais

Com base nos achados deste estudo, infere-se que o surgimento da Pandemia do COVID-19 suscitou sintomas depressivos em algumas pessoas, podendo prejudicar o controle metabólico dos diabéticos e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de problemas mentais. Assim, é fundamental estabelecer práticas de cuidados e estratégias de manejo interdisciplinares para o rastreamento da saúde mental desses pacientes, garantindo uma abordagem holística no tratamento do DM durante este período desafiador.

Palavras Chave

Diabetes Mellitus. Pandemia da Covid-19. Saúde mental. Relação entre Diabetes e Covid-19.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA JULIA ROCHA DE SOUZA, ELIANE MAZZUCO DOS SANTOS, ADRIANA ELIAS , HELENA NIEHUES, MILENE DOS SANTOS NUNES