Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DOS BIOMARCADORES METABOLICOS NOS RESULTADOS CLINICOS DA COVID-19 UM ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO

Fundamentação teórica/Introdução

O sobrepeso e a obesidade estão associados a resultados clínicos ruins na doença por coronavírus (COVID-19). No entanto, a relação entre adipocinas e biomarcadores endócrinos e resultados em pacientes hospitalizados com COVID-19 não é clara.

Objetivos

Investigar a relação entre adipocinas e outros EB (coletivamente referidos como biomarcadores metabólicos, MB) e resultados em pacientes hospitalizados com COVID-19 para estabelecer clusters prognósticos com base em parâmetros clínicos e laboratoriais.

Delineamento e Métodos

Em um estudo prospectivo que incluiu 213 pacientes com COVID-19 internados na unidade de terapia intensiva, foram medidos
os níveis de cortisol, peptídeo C, peptídeo-1 semelhante ao glucagon, insulina, peptídeo YY, grelina, leptina e resistina. Suas contribuições para agrupamento de pacientes, gravidade da doença e previsão de mortalidade hospitalar foram analisadas.

Resultados

Os níveis de cortisol, resistina, leptina, insulina e grelina diferiram significativamente entre os grupos de gravidade, conforme definido pela escala de gravidade da Organização Mundial da Saúde. Além disso, níveis mais baixos de grelina e níveis mais altos de
cortisol foram associados à mortalidade. A adição de biomarcadores aos preditores clínicos de mortalidade melhorou significativamente a precisão do prognóstico. A fenotipagem de pacientes com base nos níveis de biomarcadores plasmáticos produziu
dois fenótipos diferentes que foram associados à gravidade da doença, mas não à mortalidade. Como um único biomarcador, apenas o cortisol foi independentemente associado à mortalidade; no entanto, biomarcadores metabólicos podem melhorar a previsão de mortalidade quando adicionados a parâmetros clínicos.

Conclusões/Considerações Finais

Os fenótipos dos biomarcadores metabólicos foram distribuídos de forma diferente de acordo com a gravidade da COVID-19, mas não foram associados à mortalidade.

Palavras Chave

Covid-19; biomarcadores metabólicos; adipocinas; clusters prognósticos; mortalidade.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

FERNANDA BARCELOS CARDOSO, ANDRESSA SANTANA, EMIL KUPEK, FELIPE DAL PIZZOL, CRISTIANE RITTER