Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL DOS ACADEMICOS DE MEDICINA DE UMA FACULDADE DO TOCANTINS USARIOS DE CIGARROS ELETRONICOS

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução: Os cigarros eletrônicos são dispositivos de liberação de nicotina e soluções de propilenoglicol. Foram criados, inicialmente, como uma alternativa para a cessação do tabagismo, todavia o uso desses aparatos para fins recreativos se tornou uma realidade.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste estudo é analisar a prevalência do uso de cigarros eletrônicos entre acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos. Motivado pela acentuada prevalência de usuários e complicações associadas a esse hábito.

Delineamento e Métodos

Delineamento: O estudo consiste em um delineamento transversal, retrospectivo, quantitativo realizado por meio de um questionário eletrônico composto por 22 perguntas aplicado no Google Forms, aprovado pelo Comitê de Ética. Foram entrevistados acadêmicos de medicina regularmente matriculados do 1° ao 12° período. A estatística descritiva foi feita com base em valores de frequência absoluta, relativa, taxa, moda e média aritmética.

Resultados

Resultados: Foram obtidas 251 respostas, das quais 7 foram invalidadas devido critérios de exclusão. A taxa de experimentação de cigarros eletrônicos foi de 66,4% (n= 162) e a taxa de uso desses dispositivos eletrônicos foi de 40,1% (n= 65) entre os acadêmicos. Dentre os estudantes que já fizeram uso desses aparatos, 98,7% (n= 160) tinham conhecimento dos riscos que eles podem trazer à saúde, 55,5% (n= 90) eram do sexo masculino, 98,1% (n= 159) eram solteiros e 89,5% (n= 145) estavam entre a faixa etária de 18-25 anos.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: O percentual entre os acadêmicos de medicina de conhecimento dos riscos que os cigarros eletrônicos podem trazer à saúde foi elevado, todavia a taxa de experimentação e uso desses dispositivos foi também acentuada. Dessa forma, há a necessidade de maior orientação acerca de perpetuar hábitos danosos à saúde dos futuros profissionais da área médica para que os mesmos venham a se tornar exemplos aos seus pacientes.

Palavras Chave

cigarros eletrônicos; estudantes de medicina; prevalência

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

KLEYANNA PIMENTEL ARAUJO SOUSA TEIXEIRA, JOAO VICTOR DO COUTO, ALINNE KATIENNY LIMA SILVA MACAMBIRA