Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE WHIPPLE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução/Fundamentos: A doença de Whipple é uma infecção sistêmica rara, causada pela bactéria gram-positiva Tropheryma whipplei. É uma doença de difícil diagnóstico, pela combinação de clínica inespecífica, necessidade de exame histopatológico de biópsia intestinal e baixa incidência.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de um paciente portador de doença de Whipple.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de caso.

Resultados

Resultados: Paciente masculino, 71 anos, com diagnóstico há 5 anos de artrite reumatóide (AR) soronegativa, buscou atendimento com gastroenterologista devido diarreia há 2 meses, caracterizada por múltiplos episódios e resposta parcial a Bactrim, prescrito por 7 dias por clínico geral, com recrudescência dos sintomas. Até o início do quadro, o paciente utilizava Tocilizumab, Metotrexato e Prednisona para o tratamento da AR com complicações oftálmicas. Interrompeu o uso de Tocilizumab após alteração no padrão das fezes. Foi submetido a exames laboratoriais e endoscopia digestiva alta (EDA) em abril de 2023, que revelaram leucocitose sem desvio à esquerda,anemia,aumento da atividade de provas inflamatórias e do valor das enzimas hepáticas. A EDA evidenciou pangastrite enantematosa moderada e duodenopatia a esclarecer. Ao exame anatomopatológico, revelou-se gastrite crônica e fragmentos de mucosa duodenal com expansão da lâmina própria por histiócitos espumosos. Além de coloração de GIEMSA, positiva para H. pylori, apresentava coloração especial ácido periódico de Schiff (PAS) positiva, achado consistente com doença de Whipple. A conduta adotada foi a prescrição de 1 comprimido de Bactrim F de 12 em 12 horas por longo período e discussão com o reumatologista. Ao retornar em 15 dias, o paciente apresentou melhora dos sintomas prévios, com normalização do ritmo intestinal, mas relatou dor no pé direito. A nova conduta foi a manutenção de 1 comprimido de Bactrim F a cada 12 horas em uso contínuo, prescrição de analgésico, solicitação de exames laboratoriais de controle, reavaliação em 60 dias e suspensão temporária do Tocilizumab.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: Como a doença de Whipple é rara e possui diversas formas de apresentação, existem limitações, desde a literatura, até o diagnóstico. Por isso, buscou-se relatar um caso de um paciente masculino com diagnóstico de AR prévia e diarréia crônica na consulta com gastroenterologista, com achados consistentes com a doença de Whipple em EDA e melhora dos sintomas após início de tratamento com sulfametoxazol-trimetropima.

Palavras Chave

Descritores: Doença de Whipple, ‘’Whipple´s disease’’, Tropheryma whipplei.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Unicentro - Paraná - Brasil

Autores

MARIANA LUIZA SCHREINER ALVES, LUANA RODRIGUES VASCONCELOS , MARIA JULIA RAUPP PACHECO, CELSO DIDONÉ , FELIPE DUNIN DOS SANTOS