Dados do Trabalho


Título

DERMATOMIOSITE IDIOPÁTICA: relato de caso

Fundamentação teórica/Introdução

A dermatomiosite idiopática (DM) é considerada uma doença rara, caracterizada pela fraqueza muscular progressiva e simétrica nas regiões proximais dos membros e pode ocorrer alterações cutâneas, cardiopulmonares, gastrointestinais e articulares.

Objetivos

Descrever um paciente com DM, apresentando dados clínicos, terapêuticos e sua evolução após intervenções multiprofissionais

Delineamento e Métodos

Relato de caso do tipo retrospectivo, observacional, qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer: 3.957.303 e o CAAE: 30376920.3.0000.5518.

Resultados

Descreve-se o caso de um paciente, sexo masculino, 41 anos, durante avaliação inicial realizada pela equipe de reumatologia foram observadas alterações importantes e características com evolução de cerca de um ano e intensificação há três meses antes da internação hospitalar. O paciente apresentava-se emagrecido, com fácies hipocráticas, com presença de disfagia, pápulas eritematosas nas superfícies extensoras dos dedos das mãos chamado de Sinal de Gottron e presença de Fenômeno de Raynaud em pés e mãos. Foram evidenciadas articulações de membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMSS) com diminuição da mobilidade, a fraqueza muscular classifica como grau 2 nos músculos dos MMII e de grau 4 nos músculos dos MMSS. Foram solicitados exames específicos e complementares a fim de descartar diagnósticos diferenciais e associação neoplásica e diante do quadro clínico compatível com DM, iniciou-se profilaxia para estrongiloides e tratamento com metilprednisolona 1g/dia por três dias consecutivos, e consequente aos três dias de pulsoterapia, realizada Prednisona 60 mg/dia associada a Metotrexato 15mg uma vez por semana e Ácido Fólico 5 mg duas vezes por semana, além de acompanhamento multidisciplinar para melhora funcional, nutricional e psicológica do paciente. Devido a melhora significativa após tratamento hospitalar instituído, paciente recebeu alta hospitalar com acompanhamento multiprofissional e ambulatorial reumatológico.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo permite a comunidade acadêmica e à sociedade maior conhecimento acerca dessa patologia devido ao número reduzido de casos relatados. Ressalta-se a necessidade de estudos mais recentes e abrangentes a respeito de sua patogênese por se tratar de uma doença pouco conhecida e de difícil diagnóstico.

Palavras Chave

Dermatomiosite; Fraqueza Muscular, Equipe Multidisciplinar

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Gurupi - Tocantins - Brasil

Autores

CAIO WILLER BRITO GONÇALVES, ARTHUR MIRANDA DA SILVA, DÁRIO LUIGI FERRAZ GOMES, ARTHUR ALMEIDA BORGES, LETICIA ANTUNES SPÍNDOLA