Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE INTERNAÇÕES POR TIREOTOXICOSE NO BRASIL DE JANEIRO DE 2008 A JUNHO DE 2023

Fundamentação teórica/Introdução

A tireotoxicose é uma síndrome que ocorre devido ao aumento sérico de hormônios tireoidianos, sendo considerada uma emergência médica. Tem como principal etiologia, a doença de Graves, mas pode ser causada por outras doenças e uso de algumas medicações.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico de internações por tireotoxicose no Brasil no período de janeiro de 2008 a junho de 2023. Verificar a prevalência quanto à idade, sexo e região.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo de delineamento transversal, em que os dados foram coletados no SIH/SUS-DATASUS sobre a taxa de internação por tireotoxicose. Foram selecionadas as variáveis: Faixa etária 1, com as categorias Menor de 1 ate 80 anos e mais / Sexo (linha), capitulo CID-10 selecionado Tireotoxicose (coluna) e internação (conteúdo).

Resultados

Constatou-se 9.080 casos de internação por tireotoxicose no período de janeiro de 2008 a junho de 2023, observando-se que a faixa etária de 30 a 39 anos obteve a maior prevalência de internados, apresentando 1.984 (21,85%), enquanto a faixa etária Menor que 1 ano representou a de menor prevalência, 24 (0,26%). Quanto ao critério sexo, a maioria dos registros foram no sexo feminino: 7.119 casos (78,4%). A região brasileira com maior número de internações foi a Região Sudeste, com 5.421 (59,7%), e a região com menor prevalência foi a Região Norte com 369 (4,06%).

Conclusões/Considerações Finais

No presente estudo fica evidente que a internação por tireotoxicose é mais prevalente na população feminina, correspondendo a mais de 75% da amostra do estudo. Ao tempo que, quando se analisa por região, o maior número de internados foi no Sudeste, com aproximadamente 60% dos casos. Além disso, observa-se que ocorre mais internações na faixa etária de 30 a 39 anos. Desta forma, conhecer o perfil desses pacientes é de suma importância, pois possibilita a implantação de políticas públicas que venham a auxiliar no melhor controle e prevenção das internações.

Palavras Chave

tireotoxicose; internação;

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANGELICA AREA LEAO MARTINS, MARIA CLARA ARÊA LEÃO MARTINS, FRANCÍLIO ALENCAR MORAES, MATEUS DE ARÊA LEÃO MARTINS, AYUMI MIURA FIALHO DA SILVA