Dados do Trabalho


Título

Antimicrobial Stewardship Program em 15 hospitais no Rio Grande do Sul: um estudo transversal

Fundamentação teórica/Introdução

O uso de antimicrobianos é uma das ameaças à saúde pública, tanto na comunidade quanto no ambiente hospitalar. Nesse sentido, um Antimicrobial Stewardship Program (ASP) visa otimizar resultados terapêuticos, reduzir custos e amenizar a resistência bacteriana por meio do aprimoramento da prescrição de antimicrobianos.

Objetivos

Avaliar a implantação do ASP em UTIs Adulto do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, em 2019 para analisar os fatores de maior relevância para sua funicionalidade.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal prospectivo, dos dados introdutórios e fatores que orientaram e auxiliaram na implantação do ASP em UTIs adulto de 15 hospitais, que possuem um ASP estabelecido, correspondendo a 351 leitos no RS. Este estudo é uma subanálise regional do Stewardship Brasil Group juntamente com ANVISA/Ministério da Saúde. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE: 15180619.3.0000.5343 ( 068043/2019).

Resultados

Das 15 UTI adulto com ASP, os fatores de maior relevância foram: 6 (40%) gestores com dedicação exclusiva ou tempo suficiente para exercer atividades do ASP; 8 (53,3%) possuem suporte da tecnologia da informação; 10 (66,7%) apoio e adesão por parte dos médicos; 10 (66,7%) metas do ASP são estratégicas para a instituição; 11 (73,3%) definição de equipe gestora documentada; 13 (86,7%) disponibilidade de protocolos clínicos para as principais infecções conforme o perfil do hospital; 15 (100%) possuem apoio da alta direção hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

A execução do ASP é fundamental para o aprimoramento do uso de antimicrobianos, visto que esta proposta auxiliará no controle da resistência antimicrobiana em UTIs adultos nos hospitais do RS. Para a melhoria do manejo dessa classe medicamentosa, torna-se evidente a importância de investir em educação e no gerenciamento de responsabilidades de cada membro da equipe, por parte dos profissionais da saúde e do setor administrativo.

Palavras Chave

Antimicrobiano; Resistência antimicrobiana; Gerencimanto de antimicrobianos, Stewardship Brasil.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

SAMANTHA FRANTZ, ISABELA LAZAROTO SWAROWSKY , MARA RUBIA SANTOS GONÇALVES, ROCHELE MOSMANN MENEZES, MARCELO CARNEIRO