Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE AUSTRIAN, A TRIADE CAUSADA POR DOENÇA PNEUMOCOCICA INVASIVA: RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A Síndrome de Austrian é uma condição caracterizada pela tríade meningite, endocardite e pneumonia secundárias a doença pneumocócica invasiva. Apesar de rara, em decorrência de seu acometimento multissistêmico, é uma doença grave e com elevada taxa de mortalidade.

Objetivos

Descrever um relato de caso de Síndrome de Austrian, a fim de proporcionar uma discussão teórica desta entidade rara, enriquecendo a comunidade médica quanto ao diagnóstico da mesma e redução de desfechos negativos.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo, retrospectivo, do tipo relato de caso realizado com informações do prontuário e revisão da literatura.

Resultados

M.A.M, masculino, 41 anos, sem comorbidades, etilista e tabagista de longa data. Paciente com quadro de astenia e perda de peso no último mês, apresentando histórico de internação recente na última semana para tratamento de pneumonia adquirida na comunidade. Após alta hospitalar evolui em domicílio com quadro de febre e rebaixamento do nível de consciência, sendo levado por familiares para o pronto atendimento.
Em exames laboratoriais da admissão evidenciado importante leucocitose e aumento de proteína C reativa. Realizados exames de imagem com Tomografia computadorizada de tórax demonstrando consolidação em lobo inferior esquerdo, e Tomografia de crânio com área focal hipodensa em topografia de núcleos lentiformes à esquerda. Diante do quadro, foi iniciado antibioticoterapia empírica de amplo espectro, e prosseguida investigação com coleta de liquor, cuja análise veio compatível com meningite bacteriana e resultado molecular positivo para Streptococcus pneumoniae. Demonstrado posteriormente em Ecocardiograma transtorácico, vegetação em valva tricúspide medindo cerca de 21x28 mm. Paciente foi então encaminhado para serviço de cirurgia cardíaca com indicação de abordagem, sendo realizado na ocasião valvoplastia com implante de válvula biológica. Resultado de anatomopatológico da válvula com presença de pequeno número de cocos gram positivos. Após cirurgia paciente evoluiu com queda de marcadores inflamatórios, sendo alterado esquema antimicrobiano para ceftriaxone e vancomicina, completando tratamento total de 28 dias. Paciente recebeu alta hospitalar, seguido de acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da Síndrome de Austrian configurar-se como um diagnóstico raro e de elevada mortalidade, o desfecho do caso relatado foi positivo, demonstrando a importância do conhecimento sobre a doença pneumocócica invasiva e suas complicações para a instituição de um tratamento precoce.

Palavras Chave

Síndrome de Austrian. Doença pneumocócica invasiva. Meningite. Endocardite. Pneumonia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Antônio Giglio - São Paulo - Brasil

Autores

JACQUELINE MIYUKI VIEL, MARIANA BRUNO RODRIGUES, ARYANA GOMES MIRANDA, DANIEL BISI VALLE, NATALIA GOMES CUNHA