Dados do Trabalho


Título

PNEUMONIA EM ORGANIZAÇAO SECUNDARIA A IMUNOTERAPICO E AMIODARONA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Os imunoterápicos são terapias promissoras para cânceres avançados, em particular, os anticorpos contra proteína-1 de morte celular programada (anti-PD1), como o nivolumabe, que estimula a ação de linfócitos contra células tumorais. A pneumonite é um efeito colateral potencialmente letal do tratamento, ocorrendo em 1 a 5% dos casos, mas pouco se sabe sobre as características clínicas e radiológicas da doença pulmonar induzida por anti-PD1. A amiodarona também pode causar pneumonite em 5-10% dos pacientes que fazem uso dessa droga, mais em idosos e portadores de doença pulmonar prévia.

Objetivos

Demonstrar um caso de paciente que desenvolveu pneumonite induzida por anti-PD1 e amiodarona.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, com coleta de dados secundários em prontuário e revisão de literatura.

Resultados

Paciente masculino, 80 anos, cardiopata, com câncer de pele melanoma e de pulmão, em uso de polifarmácia, incluindo nivolumabe e amiodarona. Apresentou dispneia progressiva, tosse seca e queda do estado geral, sendo internado em enfermaria para investigação. Realizou tomografia computadorizada de tórax com áreas de vidro fosco bilateral e consolidações, além de derrame pleural. Submetido à fibrobroncoscopia, que demonstrou lavado com leucócitos e predomínio de mononucleares, e biópsia pulmonar evidenciando pneumonia em organização. Efetuada hipótese de pneumonite por nivolumabe, não descartando a possibilidade de ser secundária a amiodarona. Então, ambos medicamentos foram suspensos e corticoide foi iniciado. Paciente evoluiu com melhora clínica-tomográfica no seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O paciente do estudo apresentou pneumonite provavelmente induzida por nivolumabe, visto que já fazia uso de longa data da amiodarona. Dessa forma, o diagnóstico precoce e tratamento efetivo dessa pneumonite é de extrema importância pela grande morbimortalidade desta complicação e pelo emprego crescente desta terapia na prática oncológica atual, tendendo a se tornar progressivamente mais frequente.

Palavras Chave

Pneumonite; Nivolumabe; Amiodarona.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

PNEUMA MEDICINA RESPIRATÓRIA - Santa Catarina - Brasil, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - Santa Catarina - Brasil

Autores

LARA RESENDES CICHELLA, MARIANA DORNELLES FRASSETTO, CHRISTOPHER ANTUNES NEGRELLO, RENATO PIUCCO MATOS