Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE GANGLIONAR RESISTENTE EM PACIENTE JOVEM SEM FATORES DE RISCO: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

INTRODUÇÃO: A Tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa grave, que, apesar de curável, é considerada a moléstia infecciosa de agente único que mais leva à óbito pela Organização Mundial da Saúde, sendo causada por espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis e transmitida de pessoa a pessoa por meio de gotículas de aerossóis. O pulmão é o órgão mais afetado, porém 20% das infecções por TB são extrapulmonares (TBEP), tendo como forma mais frequente a pleural, seguida de ganglionar, miliar, óssea, meníngea, genitourinária, entre outras. Devido a mutações espontâneas, a TB pode ser resistente a fármacos da primeira linha de tratamento, sendo os principais fatores de risco: história de tratamento prévio, reingresso após abandono, imunodeficiência e tabagismo, e gerando mais um obstáculo para o tratamento da doença.

Objetivos

OBJETIVOS: O objetivo desse relato é demonstrar um caso de tuberculose extrapulmonar resistente ao tratamento preconizado em paciente jovem sem fatores de risco.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: Relato de caso retrospectivo observacional.

Resultados

RESULTADOS: Paciente masculino, 19 anos, sem comorbidades ou adicção a álcool, tabaco ou outras drogas, foi admitido em Enfermaria de Medicina Interna devido a quadro de perda ponderal de 10Kg e febre. Em exames laboratoriais, hemoculturas e sorologias para hepatites virais, infecções fúngicas e parasitárias negativas, assim como perfil inflamatório e reumatológico. Em tomografia computadorizada, evidenciado linfonodomegalia mediastinal, axilar bilateral e para-aórtica, além de hepatomegalia e cistos esplênicos. Realizada biópsia de linfonodo axilar direito com linfadenite necrosante não supurativa e Coloração Ziehl-Nielsen positiva para bacilo álcool-ácido resistente (BAAR). Iniciado tratamento preconizado para TB com Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol com melhora do quadro clínico. Durante a fase de manutenção – Rifampicina e Isoniazida –, houve retorno de febre e surgimento de linfonodo cervical. Este foi biopsiado com resultado de linfadenite crônica granulomatosa exsudativa com extensa necrose caseosa e pesquisa de BAAR e fungos negativa. Baciloscopias e broncoscopia negativas para teste rápido e pesquisa direta de micobactérias. Reintroduzido esquema quádruplo com nova melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: O relato evidencia a importância da suspeição clínica de TB resistente em pacientes sem fatores de risco com manutenção de sinais e sintomas da doença mesmo em vigência de tratamento preconizado.

Palavras Chave

Tuberculose, Tuberculose extrapulmonar, Tuberculose ganglionar, Tuberculose resistente.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LUCIANA SENOS DE MELLO, ALINE SANTANA JUNCKER, ITALO GRIMALDI, DANIELA MITI TSUKUMO SEIXAS, CRISTINA ALBA LALLI