Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE OU TUBERCULOSE? UM DESAFIO DIAGNOSTICO

Fundamentação teórica/Introdução

A sarcoidose é uma doença inflamatória granulomatosa, de etiologia não definida e multissistêmica. Possui apresentação clínica às custas do aparelho respiratório em 20-50% dos casos, podendo cursar com tosse, dispneia e opressão torácica. O diagnóstico é complexo e muitas vezes tardio, haja vista as similaridades clínicas com outras doenças que acometem o trato respiratório, especialmente a tuberculose.

Objetivos

Esclarecer a dificuldade diagnóstica da sarcoidose com acometimento exclusivamente pulmonar e identificar características-chave para o diagnóstico diferencial com a tuberculose.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 66 anos, encontra-se em acompanhamento no ambulatório de pneumologia para seguimento no tratamento de estágio avançado de sarcoidose. Refere diagnóstico prévio, há 25 anos, após iniciar com dor torácica subcostal bilateral, não ventilatório-dependente, e algo dispneico aos esforços. Inicialmente recebeu diagnóstico clínico de tuberculose, realizando tratamento empírico padrão, sem alteração do quadro clínico ao finalizá-lo. Após cerca de 8 meses foi realizada nova investigação, a qual constatou o diagnóstico de sarcoidose estágio IV (fibrose pulmonar) por evidência radiológica compatível com opacidades atelectásicas com nódulos e bronquiectasias de tração nos lobos superiores, determinando adenopatia dos hilos pulmonares. Em nenhum momento realizou biópsia pulmonar. Desde então, realiza tratamento com Doxazosina, Tiotrópio, Fluticasona e Vilanterol. Atualmente, encontra-se estável do ponto de vista clínico, radiológico e funcional. Apresenta dispneia aos grandes esforços, tosse e sibilância eventuais.

Conclusões/Considerações Finais

Para diagnóstico de sarcoidose faz-se necessária a presença de manifestações clínico-radiológicas e evidências da presença de granulomas não caseosos às custas da exclusão de outras doenças passíveis dos mesmos parâmetros. Cerca de 22% dos pacientes recebem diagnóstico de tuberculose a priori do de sarcoidose, haja vista a prevalência e similaridade da apresentação clínica, configurando a principal dificuldade diagnóstica. Nesse sentido, o tratamento para tuberculose presumida em pacientes com sarcoidose é associado a diagnóstico tardio e doença mais persistente. São consideradas características particulares da sarcoidose utilizadas no diagnóstico diferencial com tuberculose: anomalias radiológicas preponderantes em lobo médio, linfadenopatia hilar bilateral simétricas e presença de pequenos nódulos de distribuição perilinfática.

Palavras Chave

Sarcoidose pulmonar, Diagnóstico tardio, Diagnóstico diferencial

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ANA PAULA BACKES, STEPHANI JAHN BARROS, GABRIEL SOARES COLBEK, JESSICA GEROLDI DE SOUZA, RUI GUSTAVO PAULUS NENÊ DORNELES