Dados do Trabalho


Título

HIPERCALCEMIA SECUNDARIA A NEOPLASIA HEMATOLINFOIDE ESPLENICA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A hipercalcemia é uma condição relativamente comum na prática clínica e definir sua causa é o objetivo da abordagem diagnóstica. A associação entre um valor cálcio sérico total expressivamente aumentado e disfunção renal deve fazer atentar para neoplasias como principal hipótese diagnóstica.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com hipercalcemia cuja causa foi atribuída a neoplasia hemato-linfóide do baço através de esplenectomia diagnóstica e terapêutica.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas através de revisão do prontuário, entrevista com o paciente e registro eletrônico de resultados dos exames aos quais o mesmo foi submetido, seguido de revisão da literatura.

Resultados

Masculino, 60 anos, previamente hígido. Paciente com quadro de náuseas, vômitos, astenia e perda ponderal de 27 quilos em 3 meses. Foi submetido a exames laboratoriais e ultrassom de abdome o qual apresentou pancitopenia, disfunção renal, hipercalcemia e esplenomegalia. Foi iniciada investigação da Hipercalcemia com dosagem de Paratormônio, cujo resultado mostrava sua supressão, afastando a hipótese de Hiperparatireoidismo Primário. Realizada dosagem da 1,25-dihidroxi-vitamina D, que se apresentava elevada, direcionando para doenças da malignidade, como linfomas. Optou-se por estudo tomográfico contrastado do abdome que demonstrou múltiplas formações expansivas sólidas hipodensas e hipovascularizadas no baço. A conduta definitiva foi proceder à esplenectomia diagnóstica e terapêutica. O resultado da análise anatomopatológica do baço foi indicativo de neoplasia maligna de células grandes, aspecto morfológico sugestivo de neoplasia hemato-linfóide. Após a cirurgia o paciente evoluiu com redução dos níveis de cálcio sérico para faixa de normalidade.

Conclusões/Considerações Finais

Uma abordagem assertiva da hipercalcemia se mostra relevante devido à variedade de diagnósticos diferenciais. Dentre as possibilidades diagnósticas existe uma dificuldade de investigação de algumas etiologias, a exemplo do linfoma de baço, levando a métodos invasivos ainda nos dias atuais. Um maior aprofundamento teórico sobre tais causas se mostra relevante devido à escassa literatura e pode impactar na avaliação e terapêutica dos pacientes.

Palavras Chave

Hipercalcemia; Esplenomegalia; Neoplasia Hematolinfoide; Linfoma.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - Paraíba - Brasil, Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - Paraíba - Brasil

Autores

VINICIUS CARVALHO SOUSA, BÁRBARA BERNADETE DE OLIVEIRA BRITO, BÁRBARA SANTOS ACCIOLY CALUMBY, MARÍLIA QUEIROGA DE LIMA CHAVES, DANIELE CARVALHAL DE ALMEIDA BELTRÃO