Dados do Trabalho


Título

NECROLISE EPIDERMICA TOXICA INDUZIDA POR FENITOINA

Fundamentação teórica/Introdução

A necrólise epidérmica tóxica (NET) é uma rara emergência dermatológica fármaco-induzida. É definida por uma síndrome mucocutânea grave com lesões generalizadas, acometendo > 30% da superfície corporal, incidindo em elevada morbimortalidade. Durante a fase aguda da doença, o descolamento cutâneo progressivo e a mucosite podem levar a um desequilíbrio de fluidos e eletrólitos, sepse e falência orgânica, alcançando mortalidade de 10 a 50% dependendo da extensão acometida.

Objetivos

Descrever caso de NET induzida por fenitoína e alertar sobre possível desfecho desfavorável quando não abordada precocemente.

Delineamento e Métodos

Relato de caso com revisão de prontuário de paciente internado em hospital de Santa Catarina, com diagnóstico de NET por fenitoína.

Resultados

Paciente feminina, 52 anos apresentava exantema difuso progressivo, não doloroso com 4 dias de evolução em região cervical, tronco anterior e posterior, membros inferiores, região genital, além de edema importante em face, lesões oculares aderentes associado a fotofobia e lesão labial sangrante após uso de fenitoina que iniciou dia 02/08 após clipagem de aneurisma de artéria cerebral média. No dia posterior a internação apresentou aumento de lesões difusas e dor a deglutição com impossibilidade de ingerir alimentos sólidos e Sinal de Nikolsky positivo em face. Laboratoriais evidenciando proteína C reativa elevada, leucograma sem particularidades, exame qualitativo de urina com proteinúria. Encaminhada à UTI para manejo, iniciado tratamento com corticoterapia e medidas de suporte.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso é uma complicação rara, mas bem documentada na literatura mundial, do uso de fenitoína, medicação muito utilizada no tratamento de crises epilépticas e status pós cirúrgico. O tratamento da NET tem como base a suspensão da medicação suspeita, corticoterapia em dose supressora e imunobiológicos se disponíveis, reposição de fluidos e eletrólitos e o controle de infecções e feridas, assim como realizado neste caso. Devido a relevância dessa doença para saúde pública e alta morbimortalidade quando não abordada precocemente, é de suma importância o conhecimento de afecções como esta para assim facilitar a suspeição diagnóstica e evitar possíveis desfechos desfavoráveis.

Palavras Chave

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - Santa Catarina - Brasil

Autores

GABRIELLA PEREIRA PAGANI, DEBORAH BRAGANÇA MATTOS, LUIZ MAURÍCIO CARRMINATTI OSELLAME, MARIA CLARA SCARABELOT RECH, CASSIANO FERRONI TONIAL