Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE ATENDIMENTOS POR MOTIVOS CARDIOVASCULARES REALIZADOS PELO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MOVEL DE URGENCIA EM UMA CIDADE DE MEDIO PORTE DO NORTE GAUCHO NO ANO DE 2018.

Fundamentação teórica/Introdução

Fundamentação/introdução:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), consta como peça fundamental no Atendimento Pré-hospitalar (APH) em todo território nacional desde o ano de 2003. Em Passo Fundo, cidade do estado do Rio Grande do Sul, o atendimento pré-hospitalar conta com a atuação conjunta das equipes do Corpo de Bombeiros (CB) e do SAMU.
No Brasil, as doenças cardiovasculares representam as principais causas de mortalidade, demandando atenção e treinamento por parte dos profissionais da saúde para um atendimento de excelência, principalmente das equipes de APH, visto que na maioria das vezes são os primeiros a prestarem socorro às vítimas.

Objetivos

Objetivos:
Analisar o perfil de atendimentos por motivos cardiovasculares realizados pelo SAMU em Passo Fundo - RS no ano de 2018.

Delineamento e Métodos

Delineamento e métodos:
Foi realizado um estudo transversal e descritivo que consistiu na coleta de dados dos boletins de atendimento do SAMU da cidade de Passo Fundo/RS, referentes ao ano de 2018. Este trabalho é um recorte de um estudo maior intitulado “Perfil de atendimentos do serviço móvel de urgência em Passo Fundo - RS”. Foram analisadas as variáveis, sexo, idade, data e horário e motivos cardiovasculares. A análise estatística foi realizada por meio do Software Microsoft Excel 2019®.

Resultados

Resultados:
Analisou-se 2177 boletins de atendimentos, sendo que 1113 corresponderam a motivos clínicos e 829, traumáticos. Dos chamados clínicos, apenas 200 (17,9%) foram por motivos cardiovasculares, variável de interesse neste recorte. A amostra constituiu-se predominantemente do sexo feminino (50,8%), com idade maior ou igual a 60 anos (61,9%), nos três primeiros meses do ano (31%) e entre 12:00 e 18:00 (35%). Dentre os motivos analisados, a síncope (39%) foi o principal, seguido por dor torácica (17%), parada cardiorespiratória (7%), vertigem (6%) e outros (31%).

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais:
No Brasil, o SAMU é ferramenta importante no APH, sendo necessário aos profissionais atuantes o conhecimento sobre as principais causas de acionamento do serviço. Por conta do atendimento conjunto do SAMU e do CB no município, o número absoluto dos chamados é, provavelmente, inferior ao número apresentado, embora possa haver proporcionalidade. Ademais, para se obter um valor próximo da realidade, o correto preenchimento dos boletins de atendimento é imprescindível.

Palavras Chave

SAMU; Atendimento Pré-hospitalar; Cardiovascular

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal da Fronteira Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

JOAO GUSTAVO PEREIRA FERNANDES, PEDRO HENRIQUE OLIVEIRA SPOLAOR, GUSTAVO OLSZANSKI ACRANI, IVANA LORAINE LINDEMANN