Dados do Trabalho


Título

LINHAS DE MUEHRCKE ASSOCIADAS A QUIMIOTERAPIA ADJUVANTE NO CANCER DE MAMA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

As linhas de Muehrcke são alterações ungueais caracterizadas pelo aparecimento de faixas brancas lisas que correm paralelas à lúnula ao longo da largura da unha, e desaparecem após a compressão. Apesar de geralmente aparecer em vigência de hipoalbuminemia, essa manifestação clínica também é considerada um raro efeito colateral do tratamento quimioterápico.

Objetivos

O objetivo do estudo foi descrever o aparecimento das linhas de Muehrcke em paciente em tratamento quimioterápico adjuvante para câncer de mama.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com a paciente, registro fotográfico da manifestação clinica apresentada e dos exames laboratoriais e de imagem pertinentes. Após, se sucedeu a revisão de literatura do tema abordado.

Resultados

AMMR, 62 anos, branca, feminina, com diagnóstico de câncer de mama tipo lobular em seio direito, realizada mastectomia total unilateral sem esvaziamento de cadeia linfonodal. Iniciou tratamento quimioterápico adjuvante com docetaxel e ciclofosfamida, com
previsão para realização de seis ciclos realizados a cada 21 dias. Em consulta oncológica após realização de segundo ciclo, foi documentada a presença de duas linhas brancas transversais paralelas à lúnula de todas as unhas da mão, separadas por áreas de coloração rósea normal do leito ungueal. As linhas não continham relevo e tipicamente desapareciam após digito pressão. As unhas do pé foram poupadas, assim como os dedos polegares. A paciente também relatou que as unhas estavam extremamente quebradiças, sensíveis e dolorosas. Nas consultas posteriores, observou-se que a cada ciclo realizado, uma nova linha surgia próximo ao leito ungueal, ao ponto que ao fim do quarto ciclo, toda a extensão da unha estava preenchida pelas marcações horizontais. Tais manifestações persistiram até o final do tratamento, desaparecendo por completo após cerca de três meses do último ciclo quimioterápico.

Conclusões/Considerações Finais

As linhas de Muehrcke são alterações dermatológicas que raramente se manifestam em pacientes oncológicos durante o tratamento quimioterápico. Entretanto, é importante pesquisar ativamente o aparecimento dessas lesões a fim de serem estudadas e documentadas possíveis relações entre a ocorrência das linhas e demais alterações sistêmicas pertinentes.

Palavras Chave

Câncer de mama, quimioterapia, unhas, linhas de Muehrcke

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JULIA MANNRICH ROVEDA, FLAVIA SOLDATELLI FORMIGHIERI, CAMILA PEZENTE DAL TOE , DEBORA DAGOSTIN CASAGRANDE, RAFAELA BRUNA MACHADO