Dados do Trabalho


Título

TAXA DE SOBREVIDA GLOBAL DE PACIENTES DIAGNOSTICADAS COM NEOPLASIA MALIGNA ENDOMETRIAL NO ANO DE 2009 EM UM CENTRO DE REFERENCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO DE COORTE DE 10 ANOS

Fundamentação teórica/Introdução

O câncer endometrial (CE) corresponde a 3% de todas as neoplasias em brasileiras, sendo que 20% destes são diagnosticados na região sul do país. O principal sintoma é o sangramento uterino anormal e acomete, em sua grande maioria, mulheres na pós-menopausa. No Brasil, existem poucos estudos de sobrevida sobre CE, contudo acredita-se que o esclarecimento destas taxas pode contribuir para monitorar o desfecho do tratamento, a fim de aumentar o tempo de vida, bem como identificar fatores prognósticos.

Objetivos

Estimar a taxa de sobrevida de dez anos em pacientes com câncer endometrial de um centro de referência no sul do Brasil.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico de delineamento de coorte hospitalar retrospectiva, baseado em dados de pacientes diagnosticadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2009 no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). A análise descritiva foi feita e a sobrevida foi estimada através do método de Kaplan-Meier. Diferenças entre as variáveis independentes foram observadas por meio do teste de log-Rank.

Resultados

A taxa de sobrevida global em 10 anos foi de 90,4%. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas nas funções de sobrevida em 10 anos por tipo histológico, estadiamento clínico e em relação ao primeiro tratamento recebido. Faixa etária, condição marital e grau de instrução não demonstraram diferenças estatisticamente significativas.

Conclusões/Considerações Finais

Esses resultados são semelhantes aos já existentes na literatura científica internacional e acrescentam evidências aos escassos dados epidemiológicos nacionais.

Palavras Chave

neoplasia do endométrio, câncer de endométrio, câncer de corpo de útero, mortalidade, sobrevida.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

SARA GUIMARAES STAHELIN, BRUNO GHIZONI SCHNEIDER, JEFFERSON TRAEBERT