Dados do Trabalho


Título

ESPOROTRICOSE COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE CRIPTOCOCOSE

Fundamentação teórica/Introdução

Discutir a respeito de diagnósticos diferenciais sobre caso clínico de esporotricose, visando ampliar o raciocínio médico diante de sinais e sintomas inespecíficos, evidenciando etiologia correta para início do tratamento adequado.

Objetivos

Esclarecer a respeito do foco de investigação para diversas afecções dérmicas com amplo raciocínio de diagnósticos diferenciais, objetivando melhor diagnóstico e tratamento precoce do caso.

Delineamento e Métodos

Trata-se de relato de caso de criptococose com epidemiologia e clínica sugestiva de esporotricose.

Resultados

Paciente feminina, 35 anos, solteira, previamente hígida, procurou por atendimento em ambulatório de infectologia devido a lesão ulcerada com início há dois meses, de bordas irregulares em segundo dedo da mão direita, seguindo trajeto linfo-cutâneo do membro superior, após arranhadura de gato, com principal diagnóstico de esporotricose. Iniciou terapia com itraconazol (200mg ao dia) desde a suspeita clínica. A evolução da lesão não foi favorável, sendo realizado biópsia e tomografia computadorizada da mão devido suspeita de osteomielite aguda, a mesma evidenciou apenas edema intersticial da mão, com característica inflamatória sem sinais de osteomielite. Devido a piora clínica e diagnóstico de criptococose confirmado na biópsia de pele através da presença de leveduras encapsuladas, optou-se por internação hospitalar para tratamento com anfotericina desoxicolato. A anfotericina posteriormente foi substituída por fluconazol. Evoluindo com melhora clínica e cicatrização das lesões.

Conclusões/Considerações Finais

Diante da suspeita de esporotricose é necessária a exclusão de diagnósticos diferenciais, como a criptococose, patologia esta menos comum, porém com desfechos mais graves. Correlacionar sintomas e exame físico com história clínica do paciente é fundamental, além da avaliação de fatores desencadeantes da lesão, como a arranhadura/mordedura por animais domésticos, principalmente felinos.

Palavras Chave

Relato de caso ; Esporotricose; Criptococose; Diagnóstico diferencial.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FERNANDÓPOLIS - São Paulo - Brasil

Autores

LAIS FIGUEIREDO FARIA, JESSICA ALYNE GARCIA DE SANTANA, KAREN OLIVEIRA CLEMENTE, MARCIO CESAR REINO GAGGINI