Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA MUCINOSO DE OVARIO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Tumor mucinoso de ovário é classificado entre os tumores da superfície epitelial ovariana baseado na presença de células epiteliais contendo mucina intracitoplasmática. O adenocarcinoma mucinoso, por sua vez, é o subtipo maligno desse tumor, correspondendo a 15% dos casos dos tumores mucinosos.

Objetivos

Descrever o surgimento e as características de um adenocarcinoma mucinoso em ovário esquerdo em uma paciente em idade fértil e em uso de anticoncepcional oral.

Delineamento e Métodos

Relato de caso a partir de dados obtidos de exames anatomo e histopatológicos e entrevista com a paciente, com posterior revisão de literatura acerca do assunto para discussão do caso.

Resultados

Paciente CPD, 23 anos, branca, em uso de anticoncepcional combinado oral há 4 anos, apresentou dor em baixo ventre sem alterações no fluxo menstrual, sem metrorragia e com uma massa palpável em abdômen inferior. A investigação inicial foi feita com beta-HCG, negativo, e ultrassonografia de abdômen total, que apresentou massa de 18cm com diagnóstico de cisto ovariano. Encaminhada para cirurgia, em que foi realizada ooforectomia e salpingectomia unilateral esquerda, com boa margem cirúrgica. A peça foi enviada para análise anatomopatológica, que macroscopicamente relatou ovário de 1.982g medindo 18cmx15,2cmx10cm e microscopicamente apresentava lesão com proliferações glandulares e revestidas por células colunares com citoplasma mucinoso em grande parte com atipias moderadas, favorecendo o diagnóstico de tumor mucinoso borderline/tumor mucinoso proliferativo atípico. Com isso, foi enviada para análise imuno-histoquímica sendo compatível com adenocarcinoma mucinoso com citoqueratina 7 e PAX-8 positivos e p16 negativo.

Conclusões/Considerações Finais

É importante a investigação para diagnóstico diferencial de tumores em pacientes jovens e em idade fértil. Cerca de 15% das neoplasias de ovários apresentam essa característica histopatológica, porém, é incomum o crescimento rápido, como aconteceu nesse relato de caso. Além disso, a característica primária da neoplasia, também é algo raro, sendo que o ovário costuma ser um sítio de metástase.

Palavras Chave

Câncer de ovário, adenocarcinoma mucinoso, cirurgia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

FLAVIA SOLDATELLI FORMIGHIERI, CAMILA PEZENTE DAL TOE, DEBORA DAGOSTIN CASAGRANDE, JULIA MANNRICH ROVEDA, RAFAELA BRUNA MACHADO