Dados do Trabalho


Título

RITMOS BIOLOGICOS E CONDIÇOES PSIQUIATRICAS EM INDIVIDUOS COM COVID-19: UM ESTUDO MULTICENTRICO TRANSVERSAL

Fundamentação teórica/Introdução

A infecção por SARS-CoV-2 pode afetar o sistema nervoso central, causando sintomas neurológicos, como alterações no sono e ritmos biológicos, e impactar no desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos, como depressão, ansiedade e estresse. Esses efeitos podem persistir por várias semanas após o período de recuperação da infecção, caracterizando a “COVID-longa” ou síndrome pós-COVID.

Objetivos

Investigar os distúrbios do ritmo circadiano associados ao COVID-19 e sua relação com condições psiquiátricas.

Delineamento e Métodos

Este estudo transversal incluiu uma amostra pareada por idade e sexo de adultos com COVID-19 (casos) e sem COVID-19 (controles). Os ritmos biológicos foram avaliados pelo Entrevista de Avaliação de Ritmos Biológicos em Neuropsiquiatria (BRIAN), enquanto a depressão, a qualidade do sono, a ansiedade e os níveis de estresse foram analisados ​​por meio de escalas específicas.

Resultados

Foram avaliados 96 casos e 199 controles. Os casos apresentaram maior disfunção dos ritmos biológicos (p=0,033), principalmente nos domínios sono (p=0,026), atividade (p=0,042) e padrão alimentar (p=0,040), em relação aos controles. Os casos assintomáticos e sintomáticos leves demonstraram maior perturbação nos ritmos biológicos (p=0,038) e no domínio social (p=0,012), em comparação com os casos moderados/graves. Os casos apresentaram maiores níveis de estresse (p=0,008), sintomas depressivos (p=0,013) e ansiedade (p=0,047) em relação aos controles. Os escores BRIAN foram positivamente correlacionados com a gravidade dos sintomas depressivos, ansiedade, insônia e estresse (p<0,001 para todos).

Conclusões/Considerações Finais

A COVID-19 está associada a distúrbios do ciclo circadiano, embora a gravidade da infecção esteja inversamente relacionada a essas alterações. Rupturas no ritmo biológico foram relacionadas à maior presença de sintomas depressivos, ansiedade e estresse. Estudos futuros são sugeridos para investigar as repercussões da infecção no ciclo biológico, sintomas psiquiátricos e suas interações mútuas.

Palavras Chave

COVID-longa, ciclo circadiano, ritmos biológicos, transtornos psiquiátricos, COVID-19.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

BRENDA CAROLINA DE MATTIA MAXIMIANO, MARIANA MIORANZA KOPPE PEREIRA, RITELE HERNANDEZ DA SILVA, CAMILA ORLANDIA ARENT, GISLAINE ZILLI REÚS