Dados do Trabalho


Título

HIPOPITUITARISMO COMO MANIFESTAÇAO DE NEUROSSARCOIDOSE - UM RELATO DE CASO DE DIABETES INSIPIDUS MASCARADO POR HIPOCORTISOLISMO

Fundamentação teórica/Introdução

A sarcoidose é uma doença sistêmica caracterizada pela formação de granulomas de causa desconhecida. Em cerca de 5% dos casos, ela pode afetar o sistema nervoso central. O diagnóstico requer a presença de granulomas não-caseosos confirmados pela análise histológica, com exclusão de outras doenças que causam achados semelhantes. O acometimento da região pituitária e das meninges é comum, muitas vezes resultando em desequilíbrios hormonais.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com neurossarcoidose manifestando-se com hipocortisolismo e hiponatremia mascarando quadro adjacente de diabetes insípidus.

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, relato de caso. Informações obtidas através da análise de prontuário.

Resultados

Paciente feminina, 53 anos, procura atendimento em hospital terciário por cefaleia e síncopes associada a episódios confusionais e perda de peso há 2 meses. Foi submetida a tomografia de crânio com identificação de aumento volumétrico da hipófise com possível lesão expansiva. Nos exames laboratoriais apresentava hiponatremia grave (125-113 mE1q/L), associada a redução de ACTH e cortisol. Realizado ressonância magnética de crânio identificando-se lesão expansiva e infiltrativa envolvendo a sela túrcica, revestimento meníngeo retroclival e frontal bilateral sugerindo lesão de natureza inflamatória granulomatosa. Foi submetida à biópsia e iniciada a reposição com Prednisona 5mg por dia. Nas 48 horas subsequentes a paciente apresentou elevações rápidas e imprevistas da natremia (113-129-147 mEq/L), com débito urinário aumentado chegando à 6L ao dia, configurando provável diabetes insípidus. Evoluiu 2 dias após o início do tratamento com alterações comportamentais de euforia e verborragia. No 3º dia paciente apresentou estado catatônico e hiporresponsivo, com necessidade de suporte em CTI, com reversão completa após controle da natremia com uso de desmopressina intranasal e controle rigoroso do sódio sérico.

Conclusões/Considerações Finais

A compreensão da neurossarcoidose é vital para médicos e profissionais de saúde, dada sua natureza complexa, seu desafio diagnóstico e seus impactos multifacetados. No caso descrito acima, devido ao impacto da hipocortisolismo, a manifestação da diebetes insípidus ficou oculta, sendo revelada após a correção do hipocortisolismo. Devido à isso, a rápida mudança nos níveis séricos do sódio provoca um desbalanço na osmolaridade podendo levar à danos neurológicos graves, como a síndrome de desmielinização osmótica.

Palavras Chave

Neurossarcoidose; Diabetes insipidus; Hipocortisolismo

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

MATHEUS EDUARDO FARINA, FABIOLA PABST BREMER