Dados do Trabalho


Título

EMPIEMA TUBERCULOSO: UMA APRESENTAÇAO INCOMUM - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Introdução/Fundamentos: O Empiema Tuberculoso (ET) é caracterizado pela presença de material purulento na cavidade pleural relacionada a infeção ativa pelo Mycobacterium tuberculosis, como consequência da ruptura de cavidade tuberculosa para o espaço pleural, podendo ocorrer fistulas, pneumotórax e infecção bacteriana; portanto, uma apresentação incomum. Diferente da tuberculose pleural habitual, o rendimento da pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) no ET é elevado.

Objetivos

Relatar o caso de paciente com manifestações relacionadas ao ET, ressaltando a importância de considerar o diagnóstico precoce, bem como o início do tratamento, a fim de minimizar as complicações.

Delineamento e Métodos

Relato de caso desenvolvido através de entrevista com o paciente, revisão de prontuário, análise de exames complementares e revisão da literatura.

Resultados

Homem, 59 anos, etilista e hipertenso, com tosse, febre e sudorese noturna de início há 9 meses, associadas a dor abdominal e perda ponderal, internado para investigação. Feita tomografia computadorizada que evidenciou atelectasia do pulmão esquerdo, broncograma aéreo, extenso hidropneumotórax, desvio contralateral do mediastino; pulmão direito com infiltrados de padrão árvore em brotamento e pneumatocele. Submetido a toracostomia com drenagem pleural em selo d’água, incluindo coleta de líquido para análise, cujo aspecto era amarelado, turvo e espesso. Iniciada investigação para tuberculose, hepatites virais e HIV, constatando perfil reagente para HIV. Realizado teste de escarro com pesquisa de BAAR, onde duas amostras foram positivas ao método. O hemograma apresentava linfopenia e anemia leve; demais exames laboratoriais sem alterações relevantes. Na análise do líquido pleural observou-se LDH 4020 UI/L, proteínas totais 6,1 md/dL, glicose inferior a 10 mg/dL, adenosina deaminase 78 U/L, leucócitos totais 64 mm3, mononucleares 80%, polimorfonucleares 20%, BAAR positivo, e cultura negativa para germes comuns; sendo compatíveis com ET. Iniciada terapia medicamentosa para tuberculose com esquema RHZE (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida, Etambutol), além de monitoramento clínico e laboratorial.

Conclusões/Considerações Finais

O caso descreve uma complicação da tuberculose, que se não for diagnosticada precocemente poderá ocasionar em disseminação de doença e elevada morbimortalidade. Portanto, ressaltamos a importância de intervenção e início do tratamento, reduzindo o risco de desfechos desfavoráveis.

Palavras Chave

Empiema tuberculoso; tuberculose.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

AYNE FERNANDES SEPULVEDA, CLAYTON CESAR DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO DA COSTA BORGES DE CARVALHO , MATHEUS DOS SANTOS FRANCO, GLAURA MARTHA FLORIM TERRA