Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE MILIAR COM COMPLICAÇAO GRAVE DE PERICARDITE CONSTRITIVA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A pericardite tuberculosa ocorre em aproximadamente 2% dos pacientes com tuberculose e é uma complicação grave. O diagnóstico é difícil de estabelecer e muitas vezes apresenta complicações tardias, como pericardite constritiva. As opções para o manejo da doença avançada são limitadas. Os achados clínicos e no exame físico são típicos de pericardite ou tamponamento cardíaco. Na maioria dos casos, a pericardite tuberculosa é insidiosa. A pericardite constritiva ocorre em até 60% dos pacientes, apesar da terapia antituberculosa imediata e do uso de corticoide. A terapia antituberculosa demonstrou redução da mortalidade na pericardite tuberculosa. O uso de corticoide atua na prevenção da evolução para pericardite constritiva. Quando persiste com pericardite constritiva apesar do uso da terapia adequada a alternativa nesse cenário é a realização da pericardiectomia.

Objetivos

Relatar um caso de tuberculose Miliar com pericardite constritiva, ressaltando a relevância do tratamento rápido e eficaz afim de prevenir alterações irreversíveis no pericárdio.

Delineamento e Métodos

O presente estudo é um relato de caso sobre tuberculose com pericardite constritiva. Por se tratar de um relato de caso, foi dispensada a necessidade de submissão ao comitê de ética em pesquisa.

Resultados

Paciente 40 anos em risco social com relato de há 2 meses da internação apresentava astenia, dispneia aos moderados esforços, tosse e episódios de febre, com perda ponderal de 14kg. Evolui com piora do quadro por 4 dias, até atendimento em UPA. Iniciou tratamento com antibiótico para Pneumonia e foi transferido para enfermaria de Tisiologia para seguimento de tuberculose miliar, diagnostico estabelecido após tomografia de tórax (TC) com nódulos randômicos e paciente possuir quadro clínico sugestivo e relevância epidemiológica. Na admissão foi observado turgência jugular, abafamento de bulhas e TC evidenciou aumento da aérea cardíaca, em ecocardiograma transtoracico demonstrou derrame pericárdio moderado e espesso, diagnosticando tuberculose miliar com pericardite constritiva. Iniciou tratamento com tuberculínicos e corticoide evoluindo com melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

A pericardite constritiva é uma rara complicação grave da tuberculose, afetando o pericárdio. O diagnóstico é desafiador, exigindo suspeita clínica e exames de imagem e laboratoriais. O tratamento inclui terapia antituberculose e, em casos avançados, cirurgia cardíaca. A colaboração entre clínicos e especialistas é crucial para um manejo eficaz dessa condição complexa.

Palavras Chave

Tuberculosis, constrictive pericarditis

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

CLARICE PAIVA DE OLIVEIRA, EDUARDA VIANNA GUIMARÃES BALESTRA, CAROLLINE DAMAS DE ANDRADE OLIVEIRA, PAULO D'ARCADIA DE BRITO NETO, LUCAS HENRIQUE DE SOUZA LOPES