Dados do Trabalho


Título

OSTEOSSARCOMA CONDROBLASTICO EM REGIAO SELAR

Fundamentação teórica/Introdução

Osteossarcoma condroblástico é um tumor ósseo primário comum, que acomete mais frequentemente ossos longos, principalmente entre a terceira e a quarta década de vida. O comprometimento da região cefálica e cervical são raros. São divididos de acordo com seus tipos histológicos, no qual o tipo condroblástico é o mais comum em lesões expansivas craniofaciais.

Objetivos

Descrever um caso de osteossarcoma condroblástico em região selar.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de um paciente atendido no serviço de Neurocirurgia em hospital de referência.

Resultados

Paciente masculino, 62 anos veio para atendimento médico em janeiro de 2023 devido queixa de sonolência e prostração há três dias. Referiu que em novembro de 2022 acordou com turvação e ptose palpebral à direita e não apresentando melhora, procura oftalmologista, demonstrando aos exames somente alterações de campo visual, sendo encaminhado à neurologia e posteriormente à neurocirurgia. Ao exame neurológico admissional apresentou paralisia do 3º nervo, paresia leve do 6º nervo à direita e paresia de 4º nervo à direita. Traz uma ressonância magnética nuclear (RMN) anterior e uma tomografia de crânio (TC) evidenciando lesão heterogênea, em topografia de sela túrsica de componente sólido-cístico causando efeito de massa e uma campimetria com cegueira em olho direito e hemianopsia temporal à esquerda, aventado-se hipótese de craniofaringioma à direita. Realizada microcirurgia de tumor cerebral em março de 2023. O diagnóstico firmado após o anatomopatológico e a imunohistoquímica foi de tumor selar: neoplasia maligna com diferenciação osteossarcomatosa condroblástica. Após procedimento, seguiu sem despertar adequado. No sétimo dia de pós-operatório teve episódio febril, com culturas positivas para Pseudomonas aeruginosa, vindo à óbito seis dias após.

Conclusões/Considerações Finais

As lesões selares possuem um extenso diagnóstico diferencial, o qual abrangem desde lesões não tumorais como tumorais. Não possuem uma apresentação clínica definida, variando de acordo com a localização do tumor, expansividade e proximidade de estruturas críticas, com queixas neuro-oftalmológicas sendo mais relatadas. Devido a sua rara apresentação associada à localização e a características radiológicas, o osteossarcoma condroblástico pode mimetizar algumas neoplasias mais comuns de base de crânio, portanto, o diagnóstico radiológico, anatomopatológico e imunohistoquímico tornam-se fundamentais para guiar o seguimento do paciente.

Palavras Chave

Osteossarcoma; Neoplasias Ósseas; Neurocirurgia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

ALESSANDRA FERRARI LANDMANN, JOSÉ MIGUEL AIQUEL BELLOLIO, JOÃO GUILHERME BRASIL VALIM, MAURICIO ZANDONÁ SOARES, DANIELLE DE LARA