Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE STEVENS JOHNSON ASSOCIADO AO USO DE ANTIMICROBIANO COM DESFECHO DESFAVORAVEL

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é definida como uma erupção vesico-bolhosa generalizada com descamação e necrose da epiderme, assim como abrangência das membranas mucosas, especialmente da cavidade oral, olhos e pele. Sua patogênese ainda não é compreendida. Alguns medicamentos podem ser citados como causadores da doença, como alopurinol e carbamazepina.

Objetivos

Relato de Caso

Delineamento e Métodos

Apresentar caso de síndrome de steven jhonson associado ao uso de antimicrobiano.

Resultados

Mulher, 49 anos, no dia 20/02/2023 iniciou uso de Amoxicilina prescrito para quadro de Otite Média Aguda. Após 48 horas do início do antimicrobiano, iniciou quadro de erupções avermelhadas na pele, pruriginosas e indolores.Três dias do início dos sintomas, procurou atendimento médico onde foi prescritos anti-histamínicos. Relata que as lesões evoluíram com o passar dos dias para erupções maiores e foram se espalhando pelo corpo. Procurou novamente atendimento e foi liberada com sintomáticos. No dia 15/03/2023, já com erupções vesico-bolhosas, é novamente atendida e referenciada para internação em unidade de terapia intensiva (UTI). Em UTI, admitida com lesões maculo-papulares difusas, incluindo mucosa oral e genital. Ao exame laboratorial: Leucócitos: 5.000 (MET 1% BAST 17%) e granulações tóxicas; Ureia: 44,4; Creatinina: 0,7. A conduta inicial foi o início de corticoterapia, analgesia e hidratação vigorosa. Foi iniciado antibiticoterapia com amicacina devido a infecção tegumentar secundária além de rotura dos flictemas. No dia 23/03/2023 há troca do antibiótico para meropenem, conforme orientação da dermatologia, devido a não melhora do aspecto das lesões. Paciente mantém-se instável após 48 horas da mudança de antibioticoterapia e então inicia o uso de
linezolida no lugar do meropenem. No dia 27/03/2023 a paciente é levada ao Centro Cirúrgico para desbridamento das feridas, porém evolui com instabilidade hemodinâmica grave e óbito.

Conclusões/Considerações Finais

A SSJ é uma doença com alto risco de morte caracterizada por reações graves de hipersensibilidade que causam descamação generalizada da pele e das superfícies mucosas. Comumente ocorre devido a uma reação a medicamentos sistêmicos, principalmente antibióticos, anti-inflamatórios não esteroidais e antiepilépticos. Caracteriza uma emergência dermatológica e o conhecimento de seu manuseio apropriado deve ser rotineiro em todas as unidades de terapia intensiva.

Palavras Chave

Hipersensibilidade; Dermatologia; Antibacterianos; Tolerância a Medicamentos; Mucosa.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Autores

LUIZ GUILHERME FERREIRA DA SILVA COSTA, ISABELLA HADDAD DE REZENDE MATHIAS, RAFAEL DOS SANTOS SGRO, LIDIANE MARTINS SANTANA BRUM, ANNE ÁVILA SANTAREM