Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA SINDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITARIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Burnout possui como elemento central a exaustão emocional, em decorrência do excesso da carga de trabalho. Nessa
perspectiva, durante a pandemia da COVID-19, em que os docentes tiveram pouco tempo para se adaptar ao ensino online, ocorreu impacto no seu bem-estar emocional, o que ocasionou um aumento do estresse.

Objetivos

O presente estudo teve como objetivo verificar as características da Síndrome de Burnout em professores de uma Universidade do Extremo Sul Catarinense em tempos de pandemia de COVID-19.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico, observacional transversal com coleta de dados primários e abordagem quantitativa. A partir disso, avaliou-se a prevalência da Síndrome de Burnout em professores, utilizando os questionários Maslach Burnout Inventory - Educators Survey, e o sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores para identificar possíveis variáveis que podem ajudar no desenvolvimento da Síndrome de Burnout.

Resultados

A pesquisa contou com 138 docentes, no período do segundo semestre de 2021 ao primeiro semestre de 2022. A prevalência da síndrome de Burnout entre os professores foi de 35,38%. Além disso, no sexo feminino houve um aumento da carga
de trabalho que foi associado ao desenvolvimento de alta exaustão, em 62% das participantes, e ao acometimento de Burnout, visto que 63% dos afetados eram mulheres. Com relação ao aumento da carga de trabalho, nota-se que 95,8% dos indivíduos com alto índice de exaustão e 93,5% dos portadores da síndrome, relataram tal fato.

Conclusões/Considerações Finais

No presente estudo, percebeu-se que durante a pandemia da COVID-19 as professoras foram mais afetadas pela síndrome. Ademais, na pandemia, ocorreu o aumento da carga de trabalho, em consequência da mudança do ensino presencial para o remoto, ocasionando em exaustão emocional e, por fim, na presença de Burnout.

Palavras Chave

Saúde mental; esgotamento psicológico; docentes; COVID-19.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

CAROLINE MARIA SCHEFFER SCHMITZ, ANA LETÍCIA GAVA MILANESI, KRISTIAN MADEIRA