Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO ENTENDIMENTO DOS MEDICOS DO PARANA ATRAVES DE CASOS CLINICOS SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS

Fundamentação teórica/Introdução

Cerca de 56,8 milhões de pessoas no mundo poderiam ser beneficiadas com os Cuidados Paliativos. A abordagem dos Cuidados Paliativos está em ascensão, bem como a difusão da sua relevância na prática médica. Ainda há obstáculos na prática dentro do cenário brasileiro. Uma implementação recente nos currículos traz como uma importante área a se investir dentro da Educação Médica Continuada.

Objetivos

Analisar o conhecimento clínico e autopercepção dos médicos do Paraná acerca do assunto Cuidados Paliativos

Delineamento e Métodos

Estudo transversal descritivo qualitativo, através de questionário aplicado aos médicos no estado do Paraná, via Google Forms, contendo 6 casos clínicos referentes aos Cuidados Paliativos. Após participação, os médicos receberam por e-mail o gabarito dos caos e um folder com informações essenciais para o estudo.

Resultados

38,91% (n= 93) relataram já ter participado em Educação Médica Continuada sobre o tema. O índice de acertos dos casos clínicos variou de 61,22% a 92,24%. 239 participantes; 63,59% (n= 152) do sexo feminino. Idade variando de 23 anos a 71 anos, mediana de 38. O tempo de formação variou de 1 a 48 anos com mediana de 10. Dos profissionais, 48,9% (n= 117) consideraram muito bom/bom o seu entendimento quanto ao tema.

Conclusões/Considerações Finais

O entendimento acerca dos Cuidados Paliativos (CP) por parte dos médicos do Paraná ainda é restrito e precisa ser ampliado. Verificou-se que os profissionais que declararam apresentar nível de conhecimento sobre CP bom/muito bom tiveram melhor índice de acertos, revelando uma autopercepção do profissional quanto ao tema coerente com seu conhecimento sobre o assunto. Entretanto, constatou-se que profissionais com maior tempo de formação apresentam menor conhecimento acerca do tema, bem como aqueles que declararam não ter participado de eventos/cursos de educação médica sobre CP. No estudo, as questões que abordavam pacientes com doenças crônicas e com indicação formal do início dos cuidados tiveram baixa assertividade. Dessa forma, o desenvolvimento de treinamento médico que aborde as corretas indicações desse cuidado tem papel e implicação importante para a política de saúde. Propõe-se estudos futuros sobre planejamento de eventos e palestras com enfoque não somente na graduação, mas principalmente na forma de Educação Médica Continuada acerca do tema. Além disso, salienta-se a importância da propagação do conceito de que Cuidados Paliativos não são indicados exclusivamente no final de vida.

Palavras Chave

Cuidados Paliativos. Conhecimento. Médicos. Paraná

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LAOANE HOFFMANN, CRISTINA TERUMY OKAMOTO, LAURA ZATTAR OLIVEIRA LUGAREZI, GIULIA ANDREOTTI MISSIATO GONÇALVES, MARIA CAROLINA ARAUJO DOS SANTOS GIFFHORN