Dados do Trabalho


Título

ESPOROTRICOSE CUTANEO-LINFATICA EM PACIENTE COM MULTIPLAS LESOES DISSEMINADAS

Fundamentação teórica/Introdução

A Esporotricose, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, é uma micose subcutânea comum na América Latina e na Ásia, sendo a transmissão mais frequente por inoculação traumática do fungo na pele.

Objetivos

Apresentar um caso de esporotricose cutâneo-linfática, destacando sua apresentação clínica e tratamento, além de alertar os profissionais de saúde e a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de relato de caso, descritivo, narrativo e reflexivo, com base em experiências profissionais.

Resultados

Paciente de 67 anos, sexo masculino, agricultor, com queixa de "feridas no corpo" há 60 dias. A história clínica revelou que o quadro se iniciou na mão direita após contato com pedaço de madeira. Em seguida, desenvolveu tumorações que evoluíram para úlceras no braço esquerdo e, posteriormente, lesões em face, tronco, abdome, pés e nádegas. O paciente possui histórico de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, hipotireoidismo e doença vascular periférica. Além disso, referiu ser ex-tabagista e etilista. Após tratamento empírico sem resposta, foi realizado diagnóstico de esporotricose com base em exames laboratoriais e clínicos. A biópsia de pele com envio de material para cultura e a anatomia patológica revelou a presença do sinal típico de esporotricose (corpos asteroides) e a cultura foi positiva para Sporothrix sp. O paciente foi internado em hospital de referência para doenças infecto-parasitárias, recebeu tratamento com Anfotericina lipossomal e apresentou boa resposta terapêutica. Alta médica após 20 dias de internação.

Conclusões/Considerações Finais

A esporotricose é uma doença subcutânea com manifestações clínicas variadas. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado e para evitar complicações. Profissionais de saúde devem estar atentos à identificação das lesões e ao histórico epidemiológico, especialmente em áreas rurais onde há contato com animais. O presente caso ressalta a importância do tratamento oportuno com anfotericina lipossomal para obtenção de resposta terapêutica satisfatória.

Palavras Chave

Esporotricose, Sporothrix schenckii, Micose Subcutânea, Diagnóstico Precoce, Relato de Caso.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTA CASA DE PATROCÍNIO - Minas Gerais - Brasil

Autores

LEANDRO CESAR DA SILVA, SIDINARA COLLE, DIEGO RABELO PEREIRA, LAURA DE CASTRO SIMÃO, LUDMILA RODRIGUES AUGUSTO