Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS COM PNEUMONIA NO TOCANTINS DURANTE OS ANOS DE 2018 A 2022.

Fundamentação teórica/Introdução

A pneumonia é uma das principais doenças respiratórias que afeta a população mundial, representando um desafio significativo para os sistemas de saúde em termos de morbidade, mortalidade e custos associados ao tratamento. No cenário brasileiro, a vigilância epidemiológica da pneumonia desempenha um papel crucial na compreensão da carga dessa doença e na formulação de estratégias eficazes de prevenção e controle.

Objetivos

Análise do perfil epidemiológico dos pacientes que foram internados por pneumonia no estado do Tocantins, abrangendo o período de 2018 a 2022. Além disso, investigar uma série de aspectos inter-relacionados, com o intuito de lançar luz sobre a natureza, prevalência, características demográficas e clínicas, bem como idade, gênero e etnias serão analisados para identificar grupos populacionais mais suscetíveis à doença.

Delineamento e Métodos

Utilizou-se como referência os dados do DATASUS, para isso, seguiu-se um processo meticuloso de coleta, análise e interpretação. As variáveis de interesse foram definidas com base nos objetivos do estudo. Foram consideradas informações demográficas, como idade, gênero e raça/etnia. Além disso, foram coletados dados sobre a evolução clínica dos pacientes, incluindo informações sobre internações e óbitos.

Resultados

Foram internados 18.730 pacientes entre os anos de 2018 e 2022 com Pneumonia no Tocantins durante o período, dentre eles 10.240 são do sexo masculino e 8.490 do sexo feminino, falando sobre faixa etária, as mais acometidas estão crianças entre 1 a 4 anos com 4.108 internações e idosos com 80 anos ou mais com 3.284 internações, já sobre etnia a mais acometida é a raça parda com um total de 15.216 internações. Se tratando da evolução ao todo foram constatados 1.497 óbitos ocasionados por pneumonia, destes, 650 ocorreram em pacientes com mais de 80 anos, constatando a alta taxa de mortalidade nessa faixa etária.

Conclusões/Considerações Finais

A análise dos dados revelou insights significativos que podem informar estratégias de saúde pública, direcionar intervenções e promover uma melhor compreensão do impacto da pneumonia na população estudada. Essa observação pode indicar disparidades na saúde ou na acessibilidade aos cuidados médicos, apontando para a necessidade de abordagens mais inclusivas e equitativas na promoção da saúde respiratória. As conclusões deste estudo podem servir como base para o desenvolvimento de políticas de saúde direcionadas, visando à redução da morbidade e mortalidade associadas à pneumonia no Tocantins.

Palavras Chave

PNEUMONIA, INTERNAÇÃO, EPIDEMIOLOGIA

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

VITORIA ESPINDULA ROCHA, KAMILLA LOURENÇO CINTRA SOARES, BRENDA RAMOS PARREIRA SALES , MARCOS AUGUSTO LOPES MARINHO, DEBORA MIRANDA LABRE VELOSO CARDOZO