Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO CONHECIMENTO SOBRE CONTROLE GLICEMICO HOSPITALAR DA EQUIPE DE SAUDE DE HOSPITAL DE ENSINO DE CURITIBA

Fundamentação teórica/Introdução

INTRODUÇÃO: O controle glicêmico hospitalar é um tema de indiscutível importância, tendo em vista os graves efeitos que as alterações nos níveis glicêmicos podem gerar, como aumento da morbimortalidade e do tempo de internamento. Faz-se necessário, portanto, um protocolo específico que seja conhecido por toda a equipe que atua nesse manejo.

Objetivos

Analisar os dados coletados referentes ao conhecimento de equipe multiprofissional antes de treinamento institucional a respeito do protocolo de controle glicêmico de modo a facilitar e refinar a fiscalização dos cuidados hospitalares.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo que foi realizado em hospital universitário curitibano no ano de 2023 em que foram levantados dados, através da aplicação de questionários criados pelos pesquisadores deste estudo, sobre o conhecimento da equipe de enfermagem, acadêmicos de medicina e médicos residentes (n=129) a respeito do protocolo de controle glicêmico hospitalar vigente na instituição.

Resultados

Os resultados obtidos apontam para lacunas importantes no conhecimento de aspectos práticos do protocolo, principalmente entre estudantes de medicina, enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem. As questões em que os participantes tiveram o pior e o melhor desempenho foram, respectivamente, as relacionadas à "Relação do controle glicêmico com o desempenho hospitalar (menor tempo de internamento e menos complicações)" e "Controle glicêmico e desfechos clínicos (menor morbidade e mortalidade)" (ambas com 100% de acertos) e "Faixa alvo de glicemia estabelecida como alvo pelo protocolo" (30,9% de acertos). Apesar de quase todos os participantes reconhecerem como crucial um adequado controle glicêmico durante a internação, menos de 5% se consideravam portadores de conhecimento totalmente adequado sobre o tema. Percebeu-se, assim, uma clara dissociação entre a percepção da segurança no manejo prático da glicemia no ambiente hospitalar e da relevância atribuída ao adequado controle glicêmico.

Conclusões/Considerações Finais

O presente estudo trouxe à tona resultados que demonstraram, ainda que não de maneira inquestionável, diversas – e graves – fragilidades no conhecimento de quatro categorias de profissionais da saúde sobre o protocolo de controle glicêmico hospitalar vigente no hospital alvo do trabalho.

Palavras Chave

Controle glicêmico; hospitalar; disglicemias; diabetes mellitus

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

GIBRAN AVELINO FRANDOLOSO, GUSTAVO PESSATO KRAUSE, ISABELLA DE SOUZA DREHER, LUIZA DALFOVO ESTEVES DOS SANTOS, PAOLA WYATT BROCK