Dados do Trabalho


Título

ENCEFALITE HERPETICA SOBREPOSTA A SINDROME DE KORSAKOFF: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A síndrome de Korsakoff é uma sequela neurológica grave da encefalopatia de Wernicke, resultante da deficiência de tiamina, típica de etilistas crônicos. Ela se caracteriza por distúrbios de memória anterógrada e retrógrada, confabulação, apatia e preservação relativa de memória a longo prazo e outras habilidades cognitivas, como interação social. O diagnóstico é clínico, embora dados dos exames de imagem possam ser sugestivos. A estigmatização dos etilistas pode prejudicar o diagnóstico correto de síndromes demenciais de forma geral, pressupondo sequelas do etilismo que podem não explicar todos os sintomas neurológicos.

Objetivos

Apresentar um caso de síndrome demencial de instalação subaguda com diagnóstico clínico presuntivo de encefalopatia de Korsakoff e discutir a importância da não estigmatização e investigação de causas adicionais.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente de 68 anos, professor de História, é trazido ao hospital por relato de 3 crises convulsivas tônicas parciais presenciadas e, há cerca de 1 mês, desorientação, confabulação e perda de memória recente, com preservação da interação social. A acompanhante negava febre ou quadro infeccioso prévio, bem como sinais meningeos. Havia consumo de 1 litro de destilado/ dia há 10 anos, além de fibrilação atrial e gota. Teve reposição de tiamina e B12 iniciadas no mês precedente à internação, sem melhora clínica.
Foi internado e realizou eletroencefalograma que revelou atividade elétrica convulsiva, sendo iniciados anticonvulsivantes. A reposição de tiamina foi intensificada, supondo síndrome de Korsakoff, sem resposta clínica. A tomografia de crânio não revelou anormalidades significativas. O paciente foi submetido à punção lombar, com liquor inocente.
Contudo, 2 semanas após a alta, foi identificado PCR positivo para herpes vírus no líquor. O paciente foi reconvocado para tratamento com aciclovir venoso por 14 dias, sem mudança do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

A síndrome de Korsakoff é uma sequela neurológica da deficiência de tiamina fortemente correlacionada ao etilismo crônico. Talvez pela estigmatização, raramente se procede à investigação com métodos invasivos como punção lombar. Entretanto, é necessário ponderar fortemente o benefício da investigação extensa, que pode revelar, por exemplo, meningoencefalites subagudas tratáveis como diagnóstico diferencial ou como sobreposição.

Palavras Chave

Encefalite; herpes vírus; Korsakoff

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

PAULA MELICHAR SUASSUNA, JULIA CASCARDO GEO DE SIQUEIRA, CAROLINA E SOUZA BANDEIRA