Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES CARDIOVASCULARES DECORRENTE DE HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR EM PACIENTE JOVEM: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença genética autossômica dominante decorrente de um defeito do gene LDLR. O paciente costuma apresentar xantomas tendinosos e arco corneano, acompanhado por história familiar complexa de parentes portadores de HF e doença arterial coronariana precoce. O fenótipo homozigoto da doença, de forma rara, acarreta níveis de LDLc > 650 mg/dL e acometimento cardiovascular ainda na infância.

Objetivos

O objetivo do relato é discutir e correlacionar repercussões cardiovasculares em paciente com hipercolesterolemia familiar, sem comorbidades associadas, analisando o painel hereditário e as demais características sugestivas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso baseado no prontuário de uma paciente admitida em serviço hospitalar para acompanhamento de doença arterial coronariana associada a quadro expressivo de hipercolesterolemia.

Resultados

Paciente, sexo feminino, 17 anos, com histórico de hipercolesterolemia familiar, presença de múltiplas placas de xantomas em dobras de pele e articulações, colesterol total (CT) de 712 mg/dL em uso de sinvastatina, insuficiência coronariana crônica com angioplastia e relato de estenose de stent. Passou por cirurgia de troca de valva mitral e revascularização miocárdica em 2020. Apresenta familiares de primeiro grau dislipidêmicos, com CT do pai de 393 mg/dL, da mãe de 319 mg/dL e da irmã de 143 mg/dL. Cursou com agravamento do quadro por taquicardia supraventricular sintomática, fração de ejeção de 44%, hipocinesia difusa, fibrilação atrial, dispneia e dor precordial, evoluindo para parada cardiorrespiratória e óbito.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado ilustra múltiplos acometimentos cardiovasculares em paciente jovem, sem comorbidades, com rica história parental, por conta de hipercolesterolemia familiar, levando a paciente a evoluir com piora súbita dos sintomas, culminando em óbito. Ademais, observa-se que o uso de sinvastatina não foi eficaz para controle do CT ao longo dos anos de acompanhamento.

Palavras Chave

Hipercolesterolemia, Insuficiência, Familiar, Colesterol, Cardiovasculares.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Instituições

UEA - Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

HANNAH MENDONÇA COHEN, HELSON HENRIQUE DE AZEVEDO FERREIRA, SAMANTHA BRANDÃO ROMERO, FILIPE OLIVEIRA DO VALLE FILHO, VICTOR HUGO SOARES DOS SANTOS