Dados do Trabalho


Título

SEPSIS TUBERCULOSA GRAVISSIMA:UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A tuberculose se mantém a anos como um problema de saúde nacional, no ano de 2022, cerca de 78 mil pessoas receberam o diagnóstico. Segundo a OMS o Brasil é o segundo país com maior mortalidade pela doença.

Objetivos

Visto a elevada prevalência e morbimortalidade da tuberculose, o objetivo do presente relato é de descrever um quadro de sepse pelo Mycobacterim tuberculosis, reforçando a necessidade deste diagnóstico ser aventado.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente feminina de 26 anos com história de drogadição e internamento prolongado por ferimento de arma de fogo em tórax, busca o serviço devido febre, dispneia e tosse piorada na última semana, rapidamente evoluiu com insuficiência respiratória e instabilidade hemodinâmica, necessitando de intubação e droga vasoativa. Iniciado protocolo de sepse pulmonar com antibióticos guiados por culturas prévias.
Tomografia de tórax demonstrava área nodular/consolidativa com escavação interna em ápice direito, atenuações em vidro fosco e linfonodomegalias mediastinais. Paciente evoluiu com choque séptico refratário, com distúrbios hidroeletrolíticos e leucopenia importante, solicitadas sorologias com HIV e VDRL positivos. Também solicitada broncoscopia devido dificuldade de acoplamento à ventilação mecânica e grande secretividade pulmonar. Coletado lavado broncoalveolar e culturas. Após 6 dias de antibioticoterapia, sem melhora clínica ou laboratorial, lavado com BAAR e TRMTB positivos, demais culturas bacterianas e fúngicas, negativas. Iniciado então tratamento alternativo até chegada de esquema RIPE, paciente evoluiu com melhora do quadro clínico com 4 dias do RIPE, extubação e melhora da pancitopenia, recebendo alta hospitalar aos 10 dias de RIPE, profilaxias devido CD4 47, com plano de início de TARV ambulatorial, bem como término de tratamento da sífilis latente.

Conclusões/Considerações Finais

O quadro de Sepsis tuberculosa gravissima, que se apresenta como um quadro de rápida deterioração clínica, associada a leucopenia podendo haver outras citopenias associadas, comumente relacionado a anergia do sistema imune contra o bacilo, ocasiona quadro mais graves e muitas vezes disseminados de tuberculose, principalmente em paciente já imunossupressos. Sendo o tratamento da tuberculose diretamente relacionado a melhora clínica e melhor taxa de sobrevida.

Palavras Chave

tuberculose, sepse, imunossupressão, leucopenia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Cajuru-PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

ISABELA PRESSE DONASAN, MARTHA BEATRIZ DE SOUZA PASSOS TAVARES, RENATA MARAVIESKI PAREJA, VALÉRIA PATRICIA VIEIRA DE SOUSA