Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO DOS PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DO SUL DE SANTA CATARINA

Fundamentação teórica/Introdução

O termo "Acidente Vascular Cerebral" (AVC) refere-se a uma síndrome neurológica súbita com duração dos sintomas de 24 horas ou mais, caracterizada pela rápida evolução dos sinais clínicos e resultando em mudanças cognitivas, sensoriais e motoras, dependendo do tipo, duração, extensão e área cerebral afetada. De acordo com a Organização Mundial de AVC, uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida, destacando a importância de ações de vigilância e cuidados de saúde para reabilitação e prevenção. Dessa forma, o presente estudo propôs caracterizar o perfil dos pacientes atendidos em um hospital do Sul de Santa Catarina entre os anos de 2020 e 2021.

Objetivos

Objetivo geral: Caracterizar os pacientes com acidente vascular cerebral atendidos
em um hospital no sul de Santa Catarina.
Objetivos específicos:
▪ Identificar o perfil epidemiológico dos pacientes com AVC;
▪ Comparar os fatores de risco com o desfecho do paciente;
▪ Descrever as complicações mais comuns no paciente com AVC;
▪ Identificar o tipo de AVC mais prevalente;
▪ Analisar o tempo médio de permanência hospitalar dos pacientes
atendidos com AVC.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal o qual avaliou 125 pacientes atendidos em hospital do Sul de Santa Catarina. A coleta de dados
ocorreu entre outubro e dezembro de 2022, por meio um instrumento de coleta de dados próprio, os quais foram coletados via pesquisa em prontuários.

Resultados

A maioria dos pacientes atendidos são do sexo masculino, com faixa etária média de 66,8 anos e prevalencia de AVCi. O fator de risco mais associado aos pacientes foi a hipertensão arterial sistêmica, seguida por diabetes mellitus. A maior parte dos pacientes estudados tiveram alta. A complicação mais prevalente foi infecção.

Conclusões/Considerações Finais

A partir dos resultados deste estudo, se torna crucial que medidas urgentes de prevenção e controle sejam tomadas para reduzir o número de pessoas afetadas pelo AVC realizando melhor educação e controle dos fatores de risco cardiovascular, principalmente hipertensão, sobrepeso, obesidade e DM2.

Palavras Chave

AVC; Fatores de risco; Complicações; Resultado.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

HUGO DE AMORIM FARIA, LORENZO NUNES ANGIOLLETI