Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE BONE FROZEN PARA RECONSTRUÇÃO DE TÍBIA PROXIMAL POR SARCOMA DE EWING

Fundamentação teórica/Introdução

O Sarcoma de Ewing (SE) se caracteriza por acometer osso, mas também pode se originar no tecido mole, principalmente região torácica, retroperitônio, paravertebral, cabeça e pescoço. O uso do nitrogênio líquido (NL) como agente criogênico no manejo de lesões primárias ortopédicas foi descrito pela primeira vez em 1984 por Marcove et al e tem sido empregado atualmente de forma ampla no tratamento de diversos tumores ósseos e de tecidos moles, sendo efetivo para a preservação do membro afetado.

Objetivos

Relatar um caso de uma reconstrução de Tíbia proximal por Sarcoma de Ewing com a Técnica de Bone Frozen.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato baseado em dados adquiridos a partir do prontuário da paciente, de entrevistas feitas com a mãe, registros fotográficos dos métodos diagnósticos e terapêuticos aos quais foi submetida. Para o embasamento teórico, houve a aquisição de informações em materiais bibliográficos de referência em ortopedia, oncologia e pediatria, além da busca extensa de artigos em banco de dados como PubMed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Resultados

Janeiro de 2018, sexo feminino, 10 anos, procurou atendimento médico, se queixou de dor em joelho esquerdo após leve trauma, realizou ressonância magnética (RM), a qual mostrou uma formação infiltrativa heterogênea, com limites imprecisos, acometendo a região metaepidiafisária da tíbia esquerda, com grande componente de partes moles. Fevereiro de 2018, a paciente passou por uma biópsia do membro afetado, favoreceu o diagnóstico de SE. Deu início ao tratamento quimioterápico neoadjuvante composto por 36 sessões, totalizando três meses de terapia. Em seguida, a paciente passou por nova RM e o tratamento cirúrgico de ressecção tumoral e colocação de endoprotése foi indicado. Março de 2019, a paciente foi admitida para a cirurgia ortopédica. O material ósseo extraído passou por congelamento por meio da aplicação da técnica de Bone Frozen (BF), a qual se dá através da imersão do tecido ósseo em NL por 20 minutos, seguida por 15 minutos com o material em ar ambiente, 15 minutos de nova imersão em NL e 15 minutos em água destilada, e ósteossíntese do autoenxerto.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico precoce e uma equipe multidisciplinar informada e treinada minuciosamente diante do SE são fatores essenciais para guiar uma conduta adequada e melhorar o prognóstico da doença, aumentando as chances de cura e a qualidade de funcionamento do membro afetado após o tratamento.

Palavras Chave

Sarcoma de Ewing; Fratura da Tíbia; Nitrogênio; Transplante autólogo; Tumores Neuroectodérmicos Primitivos

Arquivos

Área

Clínica Médica

Categoria

Relato de Caso

Autores

NYVEA GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO, BÁRBARAH GABRIELLA DE CAMARGO MONTEIRO, NAURO HUDSON MONTEIRO, BELUCE ARRUDA DE CAMARGO MONTEIRO, JULIA BERNARDINO MARTINELLI