Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE EM PACIENTE INICIALMENTE DIAGNOSTICADA COM ARTRITE INDIFERENCIADA DE TORNOZELO - RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Fundamentação teórica/Introdução: A sarcoidose é uma doença granulomatosa sistêmica rara de causa desconhecida que afeta, na maioria dos casos, o pulmão e o sistema linfático. Seu diagnóstico e tratamento podem ser difíceis de determinar, uma vez que os sintomas costumam ser multissistêmicos.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de uma paciente portadora de Sarcoidose, inicialmente diagnosticada com artrite indiferenciada de tornozelo, cujos sintomas eram multissistêmicos.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: As informações contidas neste relato de caso foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão de literatura.

Resultados

Descrição do caso: Mulher, 47 anos, negra, iniciou busca por tratamento em 2018 referindo dor articular em tornozelos, principalmente o direito. Possuía dor de aspecto inflamatório, com despertares noturnos. Referia dores lombares ocasionais de natureza mecânica. Simultaneamente, a fasceíte plantar e condromalácia. Foi diagnosticada à época com artrite indiferenciada de tornozelo, orientando tratamento pertinente. Retornou em março de 2023 com febre, perda de peso e manifestações respiratórias. Realizaram-se exames laboratoriais, onde o FAN teve resultado de 1:80 nuclear pontilhado centromérico, apresentou, ainda, Anti-ccp positivo e ANCA negativo. A angiotomografia revelou opacidades em vidro fosco (25-50%), espessamento septal e consolidações de permeio, já o ecocardiograma transtorácico apontou endocardite não infecciosa. Foi realizada biópsia renal devido à perda de função aguda com necessidade de hemodiálise, onde identificou-se um granuloma não-caseoso. Após análises, recebeu diagnóstico de sarcoidose. Instituído tratamento com corticoide, dose equivalente a 50mg de prednisolona e redução gradual de acordo com evolução clínica.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão/ Consideração Finais: O caso relatado evidencia a complexidade diagnóstica de casos reumatológicos. Apesar da suspeita de Sarcoidose e a exclusão de outras hipóteses através de exames, não há uma forma de diagnóstico exclusivo. Logo, o acompanhamento contínuo com o médico reumatologista, bem como a constante avaliação das medicações, que atuam de forma sintomática, são cruciais para melhorar a qualidade de vida do paciente. Apesar da possibilidade de cronificação da doença, a sarcoidose possui um prognóstico favorável à resolução espontânea quando o tratamento é bem executado.

Palavras Chave

Sarcoidose; doença multissistêmica; sistema linfático.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó - Santa Catarina - Brasil

Autores

JULIA MIORANDO, ALÍCIA TRAMONTINI SOLETTI, GABRIEL RUDI BOFF, LUIZA FELLINI PANASSOLO, ANDRÉ LUIZ BORTOLUZZI