Dados do Trabalho


Título

DISGERMINOMA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

Disgerminoma é uma neoplasia maligna com origem nas células germinativas do ovário. Sendo uma patologia rara a qual representa somente 1% dos tumores germinativos. Acomete mulheres jovens, em idade fértil e costuma responder bem ao tratamento quimioterápico.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente jovem com diagnóstico de disgerminoma em ovário esquerdo e portadora de doença renal crônica.

Delineamento e Métodos

Coleta de dados do prontuário do Hospital Estrela.

Resultados

Paciente de 15 anos com queixa de dor e distensão abdominal de início recente. Exame físico demonstrou massa abdominal importante, paciente pálida, emagrecida, desidratada. Exames de imagem demonstraram massa abdominal Estes evidenciaram massa abdomino pélvica com hidronefrose bilateral na região do mesogástrio medindo 17 x 17 x 10 - volume estimado de 1.583cm³. Na admissão apresentava: uréia de 205 creatinina de 19 potássio de 6 e bicarbonato 6,5, sendo indicado hemodiálise de início imediato. Esta foi submetida a histerectomia total e nefrostomia. Clinicamente estável manteve hemodiálise por um mês. Após alta da UTI, foi encaminhada para um centro de atendimento hospitalar terciário. O diagnóstico patológico era de disgerminoma.

Conclusões/Considerações Finais

O câncer de ovário desafia pela dificuldade em realizar diagnóstico precoce e a difícil erradicação, mesmo com os tratamentos clínicos e cirúrgicos. Os tumores são predominantemente encontrados na faixa pré-adolescente. As repercussões do disgerminoma são graves e os sinais e sintomas são insidiosos e inespecíficos. Por vezes o diagnóstico pode passar despercebido. Assim, nota-se a necessidade de mais estudos para que seja possível descrever melhor a evolução e o tratamento dessa neoplasia a qual tem uma importância clínica substancial devido a agressividade na progressão da enfermidade e por acometer, principalmente, jovens. Tais condutas visam proporcionar qualidade de vida e sobrevida as pacientes em questão.

Palavras Chave

Disgerminoma. Neoplasia. Adolescência.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

YASMIN DIRCE ISER, MARIANA MOREIRA MATOS, OSVALDO LEANDRO NETO, DELLIAN MACIEL