Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: ANEURISMA VERDADEIRO DE TRONCOBRAQUIOCEFALICO

Fundamentação teórica/Introdução

O tronco braquiocefálico é o primeiro e maior ramo do arco da aorta. As patologias que o envolvem e que requerem tratamento cirúrgico são raras. Foram encontrados apenas 6 aneurismas verdadeiros do tronco braquiocefálico em um estudo retrospectivo de 40 anos. Ele pode se apresentar como uma massa cervical macroscópica, ou produzir complicações. O diagnóstico é baseado na suspeita clínica em imagens de diagnóstico, principalmente angiotomografia e arteriografia da aorta torácica. O tratamento depende da extensão do aneurisma e se não tratados adequadamente podem ter consequências fatais.

Objetivos

Documentar mais um caso de aneurisma verdadeiro de TBC

Delineamento e Métodos

Homem, 78, hígido, tabagista 70 maços-anos, dislipidêmico, antecedente de AVCi sem sequelas e angina estável. Procurou serviço de urgência devido dor precordial típica de 24 horas de evolução após esforço, associado a dispneia, sem melhora ao repouso. Foi admitido na unidade coronariana após coleta de enzimas cardíacas (positivas) e com ECG em ritmo sinusal com BRD sem sinais de isquemia aguda. Ao exame físico, REG, descorado, eupneico, hemodinamicamente estável às custas de tridil, com tendência a hipertensão e persistência da dor. Ausculta cardiopulmonar apresentando BRNF 2T sem sopros, com presença de sibilos difusos, sem outras alterações. Foi submetido ao cateterismo cardíaco evidenciando lesão grave médio-distal de tronco de coronária esquerda, com lesões críticas proximais da descendente anterior, ramo diagonal, circunflexa e distais da ventricular posterior e descendente posterior da coronária direita com importante diminuição da fração de ejeção. Confirmada a disfunção ventricular (FE 34%) no ecocardiograma e constatada hipertrofia ventricular esquerda. No estudo tomográfico de tórax, solicitado para avaliar calcificação da aorta ascendente, teve como achado uma dilatação importante do tronco braquiocefálico. Posteriormente foi realizada uma angiotomografia toracocervical confirmando o diagnóstico de aneurisma verdadeiro de tronco braquiocefálico de 2,8 cm de diâmetro, sem sinais de dissecção.

Resultados

Neste caso, o aneurisma foi um achado de exame pré-operatório na programação cirúrgica por DAC multiarterial grave de paciente idoso, frágil, com alto risco de morte súbita devido a DAC crítica. Obteve indicação cirúrgica pelo Syntax Score com EuroScore alto. Foi submetido a revascularização cirúrgica com uso de CEC sem intercorrências.

Conclusões/Considerações Finais

Os aneurismas verdadeiros de TBC são raros e existem poucos relatos na bibliografia atual.

Palavras Chave

Aneurisma
Tronco braquiocefálico
Caso raro
Achado diagnóstico

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

FACERES - São Paulo - Brasil, SANTA CASA DA MISERICÓRDIA - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA CAROLINA ALVES ZANATTA, GABRIELA MEDEIROS DE SOUZA, DÉBORA CHEQUIM RAGAZI, VIGINIA GRACIELA RIVAS ARCIA, ROMULO BONINI