Dados do Trabalho


Título

A INFLUENCIA DA IDADE PATERNA NA SAUDE DA PROLE: UMA REVISAO

Fundamentação teórica/Introdução

A idade média da paternidade tem aumentado nas últimas décadas, e diversos estudos demonstram uma associação entre a idade paterna avançada e riscos para a saúde da criança concebida.

Objetivos

Analisar a influência da idade paterna na saúde da prole.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo descritivo realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura, considerando os artigos publicados entre 2015 e 2020 nas bases de dados PubMed e Scielo. Os descritores utilizados na busca foram “idade paterna”, “saúde da criança”, “paternal age AND health” e “paternal age AND child‘s health”, nos idiomas português e inglês.

Resultados

Segundo os dados colhidos, a idade paterna avançada está associada a uma série de desfechos desfavoráveis na saúde da prole, incluindo complicações na gravidez, malformações congênitas, transtornos psiquiátricos como autismo e esquizofrenia, e um aumento do risco de doenças neoplásicas, como leucemia infantil.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do exposto, evidencia-se que casais considerem a idade paterna, assim como a idade materna, ao planejar uma gravidez, e que os homens sejam aconselhados sobre os riscos envolvidos ao conceber um filho em idades mais avançadas. Ademais, enfatiza-se a importância de estudos epidemiológicos futuros para compreender melhor os mecanismos subjacentes e orientar políticas de saúde públicas relacionadas a esse tema.

Palavras Chave

idade paterna; prole.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

RICARDO BARONI VIEIRA, ISABELA GODOY SANTOS, CRISTIANO MENDONCA SARKIS, LUISA TEIXEIRA HOHL, VITORIA REZENDE MEGALE BERNARDES