Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLINICO E EPIDEMIOLOGICO DA COVID-19 EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA CAPITAL DO AMAZONAS

Fundamentação teórica/Introdução

Os primeiros casos da COVID-19 foram identificados em Wuhan, Hubei, China, em 1º dezembro de 2019, a partir de um grupo de pessoas com pneumonia de causa desconhecida, ligadas principalmente a vendedores ambulantes que trabalhavam no Mercado de Frutos do Mar de Huanan. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia (Figura 1). No Brasil, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado no dia 26 de fevereiro. O Amazonas comprovou o primeiro caso da doença em 13 de março de 2020.

Objetivos

Analisar os aspectos clínico e epidemiológicos da Covid-19 em pacientes internados em um hospital de referência da capital do Amazonas.

Delineamento e Métodos

O presente estudo trata de pesquisa descritiva-exploratória, do tipo relato de casos, restrospectivos na modalidade observacional, com abordagem metodológica quantitativa. As buscas foram realizadas através das notificacoes dos casos atendidos em uma unidade de saude da cidade de Manaus.

Resultados

Os dados apontam que, durante a segunda quinzena de dezembro de 2020, houve aumento do número de internações pela Covid-19, possivelmente devido ao descumprimento das medidas de prevenção estabelecidas e também, às confraternizações de fim de ano e festas clandestinas. Até o dia 23 de janeiro de 2021 foram registradas 19.784 hospitalizações por pacientes com Covid-19 no estado do Amazonas. Em Manaus, foi observado aumento na ocupação de leitos clínicos e de UTI tanto na rede pública quanto da rede privada, com aumento expressivo para de janeiro de 2021. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos clínicos na rede pública e privada é de 101% e 81%, respectivamente, e a de leitos de UTI é de 97% na rede pública e 93% nas unidades da rede privada.

Conclusões/Considerações Finais

A COVID-19 é uma realidade mundial, e é indispensável que seja enfrentada com base nas melhores evidências disponíveis. Devido às características de suas apresentações em todas as faixas etárias, define o diagnóstico continuo, amplo e sensível, de forma que não é possível conceituar nem ao menos um sinal/sintoma obrigatório para determinar a presença da infecção. O Brasil continua em estado de alerta, visando efetivar desaceleração da curva de infecção de novos casos, no intuito de o sistema de saúde não ser sobrecarregado.

Palavras Chave

Covid-19. Pandemia. Unidade Terapia Intensiva.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

SECRETARIA ESTADUAL DE SAUDE DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil, universidade nilton lins - Amazonas - Brasil

Autores

LUDYMILLA LACERDA DE MELO, CYNTIA COSTA GUIMARAES, FELIPE PASTANO MANO, FRANCIANA AGUIAR AZEDO, MARINA DOS SANTOS VALENTE