Dados do Trabalho


Título

ERUCISMO POR LONOMIA EM ZONA RURAL DE RIO BRANCO ACRE

Fundamentação teórica/Introdução

O erucismo por lagartas do gênero Lonomia é uma afecção grave de grande importância médica e deve ser prontamente notificada para melhor controle epidemiológico, e instituição precoce de tratamento a fim de evitar complicações e evolução a óbito.

Objetivos

Favorecer o entendimento das repercussões desta condição clínica e prever estratégias que as minimizem.

Delineamento e Métodos

Este estudo trata-se de um relato de caso. O paciente foi selecionado por conveniência, por se tratar de um caso raro.

Resultados

Paciente F.P.L., sexo masculino, 61 anos, natural e procedente da zona rural da cidade de Rio Branco, Acre. Deu entrada no Hospital das Clínicas do Acre (HCAC) no dia 30/09/2014, apresentando equimose em flanco direito e região lombar que se estendia por todo membro inferior direito, hematúria macroscópica, distúrbio da coagulação importante com tempo de coagulação incoagulável após 15 minutos, tempo de protrombina alargado (6,4%), queda acentuada da hemoglobina e retenção das escórias nitrogenadas (ureia: 94 mg/dl e creatinina: 2,1 mg/dl). As lagartas foram trazidas por familiares e o diagnóstico de Erucismo por Lonomia concluído. O serviço não possuía soro anti lonômico, iniciado ácido tranexâmico, hemoderivados, crioprecipitados e hidratação venosa vigorosa. Paciente evoluiu com plaquetopenia (55.000 mm³) e anemia hemolítica microangiopática, (hemoglobina 4,3 g/dl, desidrogenase lática 614U/l) e analise de lâmina no esfregaço de sangue periférico que evidenciou presença de esquizócitos. Diante do quadro constatou-se o diagnóstico de coagulação intravascular disseminada, sendo suspenso o ácido tranexâmico e iniciado o uso de plasma fresco congelado. Durante internação paciente evoluiu com pneumonia nosocomial grave, com necessidade intubação orotraqueal, antibioticoterapia com carbapenêmicos e transferência para o centro de terapia intensiva do HCAC. Após uma semana de tratamento intensivo, paciente evoluiu com melhora do quadro em geral, realizado extubação e encaminhado à enfermaria. Permaneceu estável, sem alteração clínica e melhora laboratorial, com recuperação da função renal após suporte clínico, recebendo alta para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O presente relato mostra a importância de uma anamnese detalhada e um exame físico minucioso, a fim de obter um diagnóstico precoce e instituir o tratamento adequado o mais breve possível, evitando complicações graves e evolução para óbito.

Palavras Chave

Erucismo. Coagulação intravascular disseminada. Insuficiência renal aguda.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

SARA GABRIELA ARANXA AMARILLA DE MANTILLA, NATÁLIA DA SILVA FREITAS MARQUES, GABRIEL MARCOS BARBOSA, THAINÁ SILVA CHAVES, RINAURO SOUZA SANTOS JÚNIOR