Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE CROHN: DA COMPLEXIDADE DIAGNOSTICA ATE O TRATAMENTO

Fundamentação teórica/Introdução

A doença de Crohn é uma desordem inflamatória crônica, assimétrica e transmural do trato gastrointestinal, caracterizada por episódios recorrentes de inflamação que podem afetar qualquer parte desde a boca até o ânus. Seus sintomas variados e a natureza crônica da doença tornam seu diagnóstico e tratamento um desafio clínico.

Objetivos

Relatar um caso de um paciente diagnosticado com Doença de Crohn e seu manejo clínico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, entrevista com o paciente e revisão de literatura.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 32 anos, professora, tabagista, sem doenças prévias foi diagnosticada com doença de Crohn há 2 anos. A sintomatologia iniciou-se com dores abdominais recorrentes após refeições, diarreia crônica e perda de peso não quantificada. Em consulta ambulatorial queixava-se de febre, astenia, dor abdominal, e em alguns episódios a presença de sangue nas fezes durante a evacuação. Ao exame físico: REG, desidratada, abdômen distendido, hipertimpânico e dor difusa. Para investigação, foram solicitados exames laboratoriais como hemograma evidenciando anemia, Proteína C reativa elevado , coprocultura normal, marcadores sorológicos anticorpo anti -neutrófilo (P-ANCA ) negativo, Anticorpo anti - Sachharomyces cerevisiae (ASCA) IgA e IgG reagente, além disso, orientada a realizar uma colonoscopia, a qual revelou áreas de inflamação e úlceras na mucosa intestinal em íleo terminal e no cólon, compatíveis com a Doença de Crohn. Iniciou tratamento com Prednisona 20mg uma vez ao dia para queda da inflamação aguda do caso e imunomoduladores para remissão a longa data. Orientada a seguir em acompanhamento com nutricionista para esquema de dieta específica. Ao retorno, demonstrava melhora clínica, com redução da sintomatologia, normalização do padrão evacuatório e ganho de peso. Para acompanhamento da evolução da doença foi realizada uma nova colonoscopia que evidenciou áreas de cicatrização das úlceras, comprovando a eficácia do tratamento.

Conclusões/Considerações Finais

A doença de Crohn é uma condição complexa e crônica de origem desconhecida que requer uma abordagem multidisciplinar para o seu manejo. Ainda que sua causa exata permaneça desconhecida, o tratamento focado na redução da inflamação e no controle dos sintomas pode proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, permitindo uma gestão mais efetiva da doença ao longo do tempo.

Palavras Chave

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

FABIOLA COSTA TAKAKUA, RENAN BREZINSKI CORADIN, KAROLAYNE SKIBBA LAZZARI, THALYA VITORIA BECKER, DAVI TAKAKUA DONINI