Dados do Trabalho


Título

LEUCEMIA-LINFOMA DE CELULAS T E INFECÇAO PELO HTLV-1 ASSOCIADA A VASCULITE LEUCOCITOCLASTICA CUTANEA: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Leucemia/Linfoma de células T do adulto é uma neoplasia maligna de células T, fortemente associada a infecção crônica pelo vírus T- linfotrópico humano tipo I (HTLV-1), com risco de desenvolvimento neoplásico em torno de 4-5%, após várias décadas de latência. A vasculite leucocitoclástica cutânea caracteriza-se por uma vasculite de pequenos vasos, mediada por deposição de imunocomplexos, que pode ser idiopática ou associada à uma série de estímulos. Sua relação com neoplasias é infrequente, porém, quando ocorre, apresenta forte associação com malignidades hematológicas linfoproliferativas.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com quadro de úlcera crônica em membros inferiores, cuja imunohistoquímica demonstrou vasculite leucocitoclástica, sendo posteriormente diagnosticada com infecção por HTLV e Leucemia/Linfoma de células T.

Delineamento e Métodos

Trata-se de relato de caso, cujas informações foram obtidas por meio de consulta ao prontuário, entrevista com a paciente e revisão de literatura.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 64 anos, com lesões ulceradas difusas em membros inferiores e síndrome consumptiva ao longo do período de sete meses. Ao exame físico, presença de úlcera em face anterior de membro inferior esquerdo (MIE), dolorosa, pruriginosa, com bordos não eritematosos, sem crostas e com fundo limpo, além de nódulos eritematosos com crostas em membro inferior direito, sem linfonodomegalias ou demais alterações. Realizadas
biópsias de lesão de MIE, cuja imunohistoquímica demonstrou vasculite de vasos de pequeno calibre com leucocitoclasia e ausência de neoplasia, em duas amostras coletadas em períodos distintos. Concomitante ao quadro, hemograma com evidência de leucocitose persistente (16-20 mil) com predomínio linfocítico (60-70%), sendo optado pela realização de imunofenotipagem de sangue periférico, cujo resultado evidenciou Leucemia/Linfoma de células T, com posterior diagnóstico sorológico de infecção por HTLV-I.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do caso, mostra-se necessário o aumento da suspeição diagnóstica em casos lesões cutâneas crônicas atípicas, de forma a aventar a possibilidade de dermatoses paraneoplásicas, cuja manifestação em vasculite endossa possível neoplasia hematológica subjacente.

Palavras Chave

Vasculite Leucocitoclástica Cutânea; Leucemia-Linfoma de Células T do Adulto; HTLV.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

FERNANDA COELHO BACARIN, DANIELA LUIZA TELES ALTOÉ, EDUARDO ANTÔNIO CARDOSO, LARISSA MIDORI SUMIYOSHI, DANIELA LUIZA TELES ALTOÉ