Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIA AVANÇADA DE SITIO PRIMARIO OCULTO EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

As neoplasias de sítio primário desconhecido são responsáveis por 3-5% de todas as neoplasias malignas, definidas pela falha de identificação do sítio primário após a investigação diagnóstica. (1) A história natural inclui disseminação precoce, ausência clínica do tumor primário, padrão de metástase imprevisível e comportamento clínico agressivo. (1,2)

Objetivos

Relatar caso de paciente jovem com tumor de apresentação metastática sem sítio primário definido.

Delineamento e Métodos

Consiste em um relato de caso com dados obtidos através de revisão de prontuário.

Resultados

Paciente, 21 anos, sem comorbidades, com relato de dor lombar associada a febre diária de início há 01 mês da admissão, sendo internada por piora importante da dor que dificultava deambulação. Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose com desvio à esquerda, anemia e proteína C reativa elevada, com hemoculturas e uroculturas negativas. Na ressonância magnética de coluna lombar foram evidenciadas múltiplas formações expansivas comprometendo as vértebras dorsais e lombares, sendo interrogado processo infeccioso/neoplásico. Como paciente apresentava leucocitose e febre persistentes, a despeito do uso de antibioticoterapia de amplo espectro, levantada a possibilidade de doença linfoproliferativa. Realizado mielograma, sem alterações, e biópsia de medula óssea (BMO) com achado de necrose - sendo esta inicialmente inconclusiva. Repetida BMO, com achado de carcinoma metastático com células em anel de sinete. A imunohistoquímica foi compatível com neoplasia do trato gastrointestinal ou de vias biliares. Realizada endoscopia digestiva alta e múltiplas ressonâncias com estudo de vias biliares, porém todas sem achados que identificassem sítio primário. Após vasta pesquisa com exames de imagens e colonoscopia, discutido caso com equipe de oncologia, que optou por já iniciar esquema quimioterápico mensal de oxiplatina, ácido folínico e 5-fluorouracilo (FOLFOX). Paciente evoluiu sem resposta ao tratamento, com necessidade de internações frequentes por dor óssea, evoluindo a óbito por complicações infecciosas.

Conclusões/Considerações Finais

As neoplasias sem sítio primário são um grande desafio para o clínico e oncologista, devido a sua agressividade e comportamento biológico imprevisível. Este relato chama atenção a apresentação atípica de neoplasia com células em anel de sinete em fragmento ósseo, em paciente jovem, sem sítio primário definido.

Palavras Chave

Metástase neoplásica. Carcinoma de células em anel de sinete. Neoplasias intestinais.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

SOPHIA LOUREIRO MARINHO PANGALIS, BARBARA DOS SANTOS VICENTE, JOSE VITOR TERENCIO SILVA, LARYSSA RENATA MUNIZ ROCHA, JORGE LUIZ CARVALHO FIGUEIREDO