Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE ARNOLD-CHIARI TIPO I : RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

As malformações de Chiari (MC) são anomalias na base do cérebro que envolvem estruturas como cerebelo, o tronco encefálico e a junção crânio cervical, causando aumento do diâmetro do Forame Magno e adensamento da fossa posterior do crânio. Podem ser classificadas em quatro tipos, sendo a tipo I a mais comum.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome de Arnold-Chiari tipo I.

Delineamento e Métodos

O presente estudo é um relato de caso, retrospectivo e observacional.

Resultados

Paciente feminina, 68 anos, negra, cadeirante, baixa reserva nutricional pesando 40 Kg, com histórico de tetraparesias com espasticidade de membros inferiores, de início há 6 anos com piora gradual, evoluindo com ataxia. Diagnosticada tardiamente com Síndrome de Arnold-Chiari tipo I há 4 anos, através de ressonância magnética de crânio e coluna cervical, a qual evidenciava ectopia cerebelar com extensa hidrosiringomielia cervical torácica. Optado por tratamento cirúrgico eletivo de platibasia - descompressão da fossa posterior por malformação de Chiari – paciente foi admitida na unidade de terapia intensiva (UTI). No pós operatório imediato de cirurgia sem intercorrências, recebeu cefazolina como antibiótico profilático. Evolui apresentando crises convulsivas por pneumoencéfalo, seguidas de parada cardiorrespiratória em assistolia e retorno à circulação espontânea após um ciclo de reanimação cardiopulmonar. Apresentou baixo débito ao dreno suctor, de 20 mL em 24h, mantida sob sedoanalgesia, com pupilas mióticas bilateralmente, instável hemodinamicamente em uso de drogas vasoativas,intubada e em ventilação mecânica, extremidades frias e perfusão lentificada. Paciente evoluiu com choque misto com necessidade de drogas vasoativas em doses crescentes, distúrbios hidroeletrolíticos e óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Na malformação de Chiari, doença de alta complexidade, o diagnóstico precoce é fundamental para a redução das sequelas e para definir a melhor conduta conforme a alteração da estrutura. Sendo que na síndrome de Arnold-Chiari tipo I, realiza-se o tratamento cirúrgico, na maioria dos casos, para descompressão óssea e por conseguinte melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chave

Síndrome de Arnold-Chiari tipo I; Forame magno; Ataxia; Platibasia.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

LUIZA BIM VIVAN, BEATRIZ SCHWEDER, NATALIA MERHEB HADDAD, TIAGO AUGUSTO MAUS, IARA CAROLINI MITTELMANN