Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE HEPATITE AGUDA COLESTÁTICA SECUNDÁRIA À INFECÇÃO POR EPSTEIN-BARR E TOXICIDADE POR DROGAS

Fundamentação teórica/Introdução

INTRODUÇÃO: A infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV) manifesta-se pela mononucleose infecciosa, sendo em sua maioria autolimitada. Complicações são raras e podem acometer o fígado levemente.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar um caso de hepatite de padrão colestático secundária a infecção pelo EBV, associada ao uso de Semaglutida, Ritalina, Sertralina e etonogestrel com melhora com corticoterapia.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: Coleta de dados clínicos, exames laboratoriais e de imagem em prontuário médico do Hospital Unimed Palmas.

Resultados

RESULTADOS: Paciente feminina, 26 anos, antes hígida, admitida com dor abdominal, icterícia, colúria e febre, evoluiu com aumento de enzimas canaliculares 10 vezes o valor de referência (VR), transaminases 5 vezes o VR e hiperbilirrubinemia direta. Em uso de semaglutida, ritalina, sertralina e etonogestrel. Nenhuma dessas medicações, em literatura, seriam capazes de evoluir com o quadro. A propedêutica diagnóstica envolveu sorologias, auto-anticorpos, ultrassonografia abdominal e colangioressonância (ColangioRNM). A sorologia evidenciou infecção aguda pelo EBV, IgM e IgG positivo em altos títulos. A ColangioRNM mostrou espessamento parietal da vesícula biliar, com densificação da gordura adjacente, e líquido livre em flanco direito, sem dilatação de vias biliares. Inicialmente, conduzido como colelitíase alitiásica, com antibioticoterapia empírica, suporte e retirada de todos os medicamentos hepatotóxicos. Mas, evoluiu com aumento das enzimas canaliculares, transaminases, classificada em MELD 16. Para prevenção de insuficiência hepática, iniciou-se prednisona 40 mg/dia, embora não tenha benefício descrito. Após 48h houve queda de transaminases e enzimas canaliculares e melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: Esse relato alerta para uma complicação rara dentro do espectro de casos de acometimento pelo EBV e a piora importante que medicações ide uso rotineiro podem causar ao fígado. Ademais, mostra um desfecho extremamente satisfatório por meio do tratamento off label com corticóides.

Palavras Chave

DESCRITORES: Epstein-Barr; Hepatite; Colestase.

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Tocantins - Brasil

Autores

GIOVANNA UCHOA DE SOUZA CRUZ, BRUNA SOARES SOUSA, RICARDO BARONI VIEIRA, GUILHERME DE ALMEIDA LEITE FURTADO, HELLEN KRISTINA MAGALHÃES BRITO