Dados do Trabalho


Título

BRUCELOSE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação teórica/Introdução

A Brucelose é uma doença granulomatosa causada por um cocobacilo Gram negativo. Causa acometimento sistêmico com grande morbidade e com possibilidade de evoluir para complicações graves como discite, endocardite e pancitopenia. Porém, atualmente, é pouco diagnosticada e subnotificada. A conscientização e divulgação podem aumentar a taxa de diagnóstico e prevenção da doença.

Objetivos

Descrever um caso clínico com apresentação típica desta doença, porém com diagnóstico desafiador devido à baixa sensibilidade dos testes disponíveis.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, cujas informações foram coletadas via prontuário eletrônico com autorização da paciente.

Resultados


Paciente masculino, 53 anos, previamente hígido, como antecedente epidemiológico relevante, relatava visitas frequentes à fazenda do pai com consumo de laticínios não pasteurizados. Evoluindo há 03 meses com quadro clinico de febre persistente, mialgia, lombalgia, emagrecimento inexplicado, indisposição e fraqueza.

Em exames laboratoriais evidenciado bicitopenia com 14.000 plaquetas e 3160 leucócitos totais com desvio até bastões em diferencial, transaminases e canaliculares elevadas com padrão colestático. Caso amplamente investigado, sendo excluido as doenças infecciosas mais frequentes. Apresentava sorologia positiva para Citomegalovirus (CMV) e apesar de exame reação em cadeia de polimerase (PCR) negativo, foi optado por tratamento com ganciclovir, mas sem recuperação hematologica das series branca e de plaquetas e manutenção do quadro febril. Após esgotamento dos recursos diagnosticos e hemoculturas negativas, foi decido por estudo medular com envio de material para cultura e anatomopatologico. Na investigação da lombalgia, demonstrou-se em ressonância magnética sacroileíte e discite em L3.

Diagnóstico foi concluído após crescimento em cultura de medula óssea positiva para Brucella sp. Tratado por 14 dias com gentamicina e 6 semanas com doxiciclina com normalização de exames e melhora clínica.

Conclusões/Considerações Finais

Esta entidade é de difícil diagnóstico, pois o quadro clínico não é específico, o paciente deste relato teve sua elucidação diagnóstica complicada por fatores confundidores. Porém, após uma análise retrospectiva do caso com epidemiologia compatível, sintomas, complicações e exame padrão-ouro (cultura de medula) positiva prosseguiu com tratamento adequado e melhora clínica e laboratorial.

Palavras Chave

Brucelose - síndrome febril - bicitopenia

Arquivos

Área

Clínica Médica

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAELA AMADO COSTA, FELIPE GOMES SANCHES, JOÃO PAULO ZANIBONI, VALERIA HIROMI ARASHIRO OTA, GABRIEL MARTINS PISTORI