Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDO - RELATO DE CASO.

Fundamentação teórica/Introdução

A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo Paracoccidioides brasiliensis. É a principal micose sistêmica no Brasil e é restrita à América do Sul, sendo mais comum em populações de zona rural e relacionada a atividades agrícolas.

Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso de Paracoccidioidomicose em uma paciente imunossuprimida com apresentação pouco habitual, para evidenciar como essa condição pode ser de difícil diagnóstico.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, realizado por meio consulta de prontuário eletrônico, associado a revisão bibliográfica acerca do tema. Para tal, foram utilizadas as bases de dados Scielo e PubMed, além do Jornal Brasileiro de Pneumologia, entre os meses de junho e julho de 2023. Critérios de inclusão: artigos disponibilizados integralmente em inglês e português, publicados entre 2002 e 2009, que abordavam as temáticas propostas para esta pesquisa. Critérios de exclusão: artigos duplicados; disponibilizados na forma de resumo; que não abordavam diretamente a proposta; que não atendiam aos demais critérios de inclusão.

Resultados

Paciente M, B, S, 43 anos, transplantada renal desde 2012, residente de área urbana. Iniciou sintomas de febre vespertina, sudorese noturna e perda de peso com evolução de dois meses. Iniciada investigação como tomografia de tórax (TC), com o achado de micronódulos difusos. Realizado lavado broncoalveolar e biópsia pulmonar com resultados inconclusivos. Optado por realização de biópsia hepática guiada por TC, cujo resultado foi compatível com doença granulomatosa e achado observado sugestivo de estrutura fúngica. Apresentou resultado da pesquisa da imunodifusão radial dupla reagente para paracoccidioidomicose. Paciente, então, recebeu Anfotericina B por duas semanas, e após este período, alta hospitalar com Itraconazol e acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

Dessa forma, em pacientes imunossuprimidos, as infecções pulmonares podem apresentar imagem e clínica inespecíficas. A identificação do microorganismo envolvido é fundamental para direcionar tratamento e para melhora clínica do paciente.

Palavras Chave

Paracoccidioidomicose; Imunossuprimido; Diagnóstico

Arquivos

Área

Clínica Médica

Autores

JULIA DA SILVA MATTOS, LAVÍNIA RIBEIRO TAVARES, GUILHERME BATISTA FIGUEIREDO, LOUISE ALBENY GONÇALVES PARIS, GIULIA MACHADO CALDEIRA ARDISSON